Continua depois da publicidade
A incidência da dengue está diminuindo sensivelmente em Bertioga, em virtude da chegada do inverno – período em que a reprodução do Aedes aegypti diminui. Entretanto, a recomendação da Secretaria de Saúde é para que a comunidade mantenha as ações de prevenção contra a doença.
Esta semana, os agentes da Coordenadoria de Vetores e Dengue iniciou a visita aos 1.200 imóveis, entre Caiubura e Boracéia, sorteados para passarem pelo mutirão, que visa realizar o controle larvário. Esse sorteio é preconizado pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do Governo do Estado.
A orientação é para que a comunidade receba os agentes, que estarão identificados e uniformizados. Para a vistoria, os profissionais devem entrar na residência, principalmente nos quintais, para verificar a possível incidência de larvas em calhas, ralos ou recipientes que possam servir de criadouros.
Continua depois da publicidade
Entre janeiro e fevereiro deste ano, o mutirão atendeu 2.974 imóveis. Desse total, 1462 estavam abertos; 1502 fechados; 59 desocupados e 05 recusaram a vistoria. Segundo Antônio Sérgio, o Município atingiu a meta preconizada pela Sucen, que é de 1.200 imóveis abertos, referentes a duas áreas censitárias de 600 imóveis abertos cada.
Retorno
De acordo com levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica, este ano, de janeiro a junho, foram notificados 1.397 casos de dengue. No mesmo período do ano de 2010, quando também foi decretada epidemia, os casos foram 1.081.
Continua depois da publicidade