Continua depois da publicidade
O descarte irregular de detritos, o considerável aumento na população com a temporada de verão; e os dois grandes temporais registrados na Cidade, com inúmeras árvores caídas e móveis danificados deixados nas ruas, prejudicaram muito o serviço de limpeza pública em São Vicente.
Para se ter uma ideia, a Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) fechou dezembro com o recolhimento de mais de 4,2 mil toneladas de detritos diversos. Em situação normal a média mensal (incluindo também o lixo domiciliar) é de 11 a 12 mil toneladas.
O transbordo do lixo para o Aterro Sanitário Sítio das Neves, na Área Continental de Santos, onde é depositado o material coletado nas vias públicas, também ficou prejudicado pelo excesso de veículos registrado nas estradas de acesso, devido às festas do final do ano. Com isso, houve atraso na movimentação dos caminhões.
Continua depois da publicidade
No momento, sete retroescavadeiras estão em operação na limpeza da Cidade, com trabalho ininterrupto para normalizar o serviço nos bairros. A Codesavi solicita aos munícipes que não descartem de forma irregular, tanto o lixo doméstico quanto móveis e entulho de construção, como prática saudável de cidadania.
Continua depois da publicidade