Cotidiano

São Vicente lança campanha 'Abril Verde' para prevenção de acidentes do trabalho

Abertura acontece nesta quinta-feira (4), às 9 horas, na Câmara Municipal

Da Reportagem

Publicado em 03/04/2019 às 08:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Abertura da campanha será realizada na Câmara Municipal de São Vicente / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

Continua depois da publicidade

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), no ano de 2017, mais de 12,6 mil pessoas ficaram com invalidez permanente. Além disso, mais de duas mil morreram em decorrência de acidente do trabalho ou de doença ocupacional no Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para prevenir e tentar reduzir esses números, São Vicente aderiu à Campanha "Abril Verde", organizada pela a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (Sedect), em parceria com a Comissão Municipal de Emprego e Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro). A abertura será nesta quinta-feira (4), às 9 horas, na Câmara Municipal de São Vicente (Rua Jacob Emmreich, 1195 – Parque Bitaru).

Continua depois da publicidade

No primeiro dia da Campanha, o engenheiro da Fundacentro, Josué Silva, vai ministrar a palestra “Panorama sobre acidentes do trabalho e saúde e segurança do trabalhador”. Equipe da Escola Técnica Circuito prestará serviços como aferição de pressão e teste de diabetes. Haverá, ainda, demonstrações de primeiros socorros e exposições de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs).

Durante todo o mês de abril e primeira semana de maio, servidores públicos e trabalhadores em geral contarão com uma programação repleta de atividades que darão mais visibilidade à causa. Temas como alcoolismo no trabalho, controle emocional, relacionamento interpessoal, Reforma da Previdência, brigadas de incêndio eprevenção de acidentes serão abordados.

Continua depois da publicidade

O objetivo do Abril Verde é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho,chamando a atenção para a importância de práticas de prevenção de acidentes. Outra meta é alertar sobre os cuidados que precisam ser observados, a fim de reduzir os acidentes e riscos que comprometem a saúde do trabalhador, destacando a importância do uso dos equipamentos de segurança na atividade.

A campanha conta com o apoio da Câmara Municipal de São Vicente; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente (Sindiserv); Sindicato dos Empregados no Comércio de Santos e Região (Sincomerciários); Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários em Geral nas Administrações dos Portos e Terminais Privativos e Retroportos do Estado de São Paulo (Sintraport); Associação dos Engenheiros; e Arquitetos de São Vicente e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de São Vicente.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software