Cotidiano

São Vicente inicia Operação Verão na próxima sexta-feira (26)

A GCM também reforçará o patrulhamento na orla da praia e Centro, atuando na prevenção de pequenos crimes e preservação do patrimônio público

Publicado em 16/12/2014 às 15:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Mais segurança para moradores e turistas. É o objetivo da Operação Verão 2014/2015 que será colocada em prática a partir do próximo dia 26 até 18 de fevereiro em São Vicente. As medidas foram anunciadas no Paço Municipal nesta terça-feira (16).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Participaram o prefeito Luis Cláudio Bili, secretários de Transportes (Setrans), Raimundo dos Santos Oliveira; Esportes, Turismo e Lazer (Sesportur), Alexandre Morais Rodrigues; comandantes do 39º Batalhão da Polícia Militar (PM), tenente-coronel Walter Mendes Magalhães Júnior; e da Guarda Civil Municipal (GCM), Antonio das Mercês Guimarães; além de representantes da Associação Promessas do Futuro, Rubens Góes; e da Cruz Vermelha, Ivan Barreira Cheida Faria.

Para o prefeito Bili, a iniciativa possibilitará aos munícipes e visitantes mais segurança e tranquilidade. “É importante unirmos esforços para que a população e o turista se sintam confortáveis em nosso município uma vez que todos os serviços prestados serão redimensionados para oferecer essa comodidade”.

A PM enviará reforço de 245 policiais militares e viaturas. Outra novidade é o Projeto Radar. Segundo o tenente coronel Mendes, o sistema está em testes e permitirá a identificação de veículos roubados ou furtados. “As informações serão repassadas para um banco de dados que fica na Central, em São Paulo, e transmitidas para tablets instalados nas viaturas. São Vicente é a segunda Cidade que contará com esse sistema. Esse equipamento será mais uma ferramenta para coibir essas práticas”.

Continua depois da publicidade

A Operação Verão 2014/2015 será colocada em prática a partir do próximo dia 26 até 18 de fevereiro em São Vicente (Foto: Luiz Torres/DL)

A GCM também reforçará o patrulhamento na orla da praia e Centro, atuando na prevenção de pequenos crimes e preservação do patrimônio público. 40 guardas municipais serão responsáveis pela atuação nas orlas das praias e pontos turísticos. Desde novembro, a corporação conta com uma Central Móvel de Monitoramento que equipada com sete câmeras, uma delas em um mastro com 20 metros de altura, com alcance de 1.200 metros. A unidade funciona durante as 24 horas nas orlas do Gonzaguinha, Itararé e Centro.

O comandante da GCM, Guimarães, informou que todas as folgas e férias serão suspensas durante a operação. “Precisamos unir esforços para garantir a tranqüilidade nesta temporada. O pelotão do canil da Guarda Municipal também estará completo para realizar operações de busca e apreensões de entorpecentes”. 

Continua depois da publicidade

A Sesportur disponibilizará tendas que servirão como Central de Operações e postos de atendimentos na orla. A secretaria também contará com seis carros elétricos de monitoramento e readequar as placas que sinalizam a prática de esportes na praia. Além disso, confeccionará material impresso de apoio à operação, com dicas de férias e cartilha informativa.

A Setrans atuará em parceria com PM e GCM na fiscalização de flanelinhas, veículos na faixa de areia, controle de tráfego, poluição sonora, além de realizar a operação direção segura, que coibir motoristas alcoolizados.

A manutenção e coleta de lixo na cidade serão reforçadas pela Companhia de Desenvolvimento de São Vicente - Codesavi.  A limpeza nas praias, normalmente realizada de manhã, também será feita entre meio-dia e meia-noite.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software