Cotidiano
Serão 300 metros de tubulação dupla lateralmente ao trecho do canal da Avenida Penedo que faz entroncamento com a Avenida Dom Duarte da Costa
Sistema vai facilitar o escoamento do acúmulo de água na área / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), iniciou a implantação de 300 metros de tubulação dupla (150 metros lineares) lateralmente ao trecho do canal da Avenida Penedo que faz entroncamento com a Avenida Dom Duarte da Costa, no Jóquei Clube.
Chamado de Corta-Rio, o sistema, implantado com recursos próprios do Município, vai facilitar o escoamento do acúmulo de água na área, após os períodos de chuva forte e maré alta na região.
Continua depois da publicidade
Com a obra finalizada, será criado um desvio alternativo, por meio da tubulação dupla, para facilitar o escoamento da água que se acumulou, uma vez que, por ser uma das áreas mais baixas da região, permanece por mais tempo alagado, mesmo após o fim das chuvas e a baixa da maré.
"O trecho entre as avenidas Penedo e Dom Duarte da Costa sofre maior impacto com a demora do escoamento. Assim, estamos implantando as tubulações, que vão captar parte da água acumulada e conduzi-la para o Canal do Bugre. São duas redes de manilhas de 1,20 metro cada", explica o responsável pela Sedup, secretário Léo Santos.
Continua depois da publicidade
O novo sistema vai ajudar no escoamento das águas, após a maré alta e as chuvas, que se acumulam em áreas do Jóquei Clube, Parque São Vicente e Catiapoã e desaguam no Canal do Bugre, que corta São Vicente e Santos.
Canal do Bugre – Léo Santos também lembrou que dois dos principais fatores para os alagamentos em São Vicente são, justamente, o estreitamento e a ocupação irregular da área da área na divisa entre São Vicente e Santos.
"Em São Vicente temos promovido várias ações para acabar com o estrangulamento sofrido pelo Canal do Bugre, anos atrás. Uma das medidas adotadas foi a retirada das famílias que viviam em moradias irregulares no local", destacou o secretário.
Continua depois da publicidade
Ao todo, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), retirou 580 famílias da área. Elas foram contempladas com unidades sociais no Conjunto Habitacional Tancredo Neves III.