Cotidiano

São Vicente 487 anos: primeira cidade do Brasil preserva encantos e história

Município guarda belezas naturais e história por dentre as vielas do mais pulsante comércio da Baixada Santista

Rafaella Martinez

Publicado em 22/01/2019 às 08:40

Atualizado em 22/01/2019 às 10:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cartão-postal da cidade, Ponte Pênsil foi a primeira do gênero construída no Brasil / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou na então Ilha de Gohayó, em 22 de janeiro de 1502 e decidiu batizar a terra de São Vicente, sequer podia imaginar que 30 anos depois ali seria constituída a primeira Vila do Brasil pelas mãos do também navegador português, Martim Afonso de Sousa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Passados 487 anos da fundação da Vila, resquícios dessa história são encontrados por cada canto da cidade que cresceu, se desenvolveu e recebe de braços abertos turistas que chegam a dobrar o número de habitantes na temporada de Verão.

Continua depois da publicidade

Afinal, quem não gosta de mergulhar nas águas calmas do Gonzaguinha? Ou praticar esportes e andar de bike na orla do Itararé? Os doces que recentemente voltaram a decorar a Biquinha de Anchieta fazem parte da memória afetiva de muitos caiçaras e todos que aqui vivem juram de pé junto que é verdade que quem bebe da água que jorra no local sempre arranja um jeito de voltar para cá!

E quem por aqui passar não pode deixar de conhecer a Igreja Matriz, reconstruída em 1757 sobre as ruínas da anterior, onde permanece até hoje. Seu nome é uma homenagem a São Vicente Mártir, santo espanhol que deu nome à Cidade e hoje é seu padroeiro. A Matriz fica na Praça João Pessoa, s/nº - Centro.

Continua depois da publicidade

Para quem gosta de aventura, o Morro da Asa Delta - também chamado de Itararé ou Voturuá – é ideal para prática de parapente, pois tem seu ponto máximo a 180 metros de altura e proporciona uma das mais belas vistas da Baixada. Dalí é possível ter uma visão privilegiada de São Vicente, Santos, Guarujá, Praia Grande e Cubatão. O acesso é feito na Divisa com Santos, a partir da subida do Morro do José Menino. Lá funciona também o Teleférico, cuja base e venda de ingressos fica na Praia do Itararé.

Quem tem criança também pode aproveitar as belezas da cidade com tranquilidade. O Parque Ecológico Engenheiro Tércio Augusto Garcia Junior, que também possui o título de Zoológico Municipal (Rua Dona Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá) reúne diversas espécies da fauna brasileira.  

O espaço também oferece playground e área para piquenique. A Casa da Cultura Afro-Brasileira é outra boa dica de lazer do Parque para aproveitar com a família. Com programação sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, das 9h às 17h, as atividades têm início nesta sexta (18) e seguem até 3 de fevereiro. O ingresso para o Parque custa R$ 2,00. Crianças até 5 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam. Crianças de 6 a 11 anos pagam meia entrada.

Continua depois da publicidade

Uma ponte pode ser turística? Em São Vicente sim! Considerado o cartão-postal número um da cidade, a Ponte Pênsil foi a primeira do gênero construída no Brasil. Tombada como patrimônio histórico, a ponte foi inaugurada em 21 de maio de 1914, ­revelando-se fundamental no desenvolvimento da região.

Na beira do mar

Os encantos são inúmeros e é claro que as praias não poderiam ficar de fora! Com 2.400 metros de extensão, a Praia do Itararé é a maior e uma das mais agitadas, pois se transforma no principal point de concentração dos jovens durante o verão, principalmente por suas ondas propícias à prática do surfe.

Continua depois da publicidade

Já a praia do Gonzaguinha, com sua baía de águas calmas, é muito procurada por praticantes de esportes náuticos, como iatismo, windsurf, esqui aquático e jet ski.
A praia do Itaquitanduva ocupa 300 dos 900 metros do Parque Estadual Xixová-Japuí. Ainda preservada pelo difícil acesso, o lugar recebe surfistas e aventureiros, que vão até ela por trilha no meio da mata.

Com 200 metros de extensão, a Praia dos Milionários está situada junto às pedras da Ilha Porchat e é a mais tranquila das praias vicentinas. Sua beleza é realçada pelos rochedos à sua esquerda, que propiciam além de agradável lugar para a prática da pesca, uma bela vista da baía de São Vicente e da Ponte Pênsil.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software