Cotidiano

São Sebastião celebra Dia dos Povos Indígenas com programação imperdível

O objetivo do evento é promover o aprendizado sobre a rica cultura dos povos originários e vivenciar os saberes e tradições Guarani

Ana Clara Durazzo

Publicado em 16/04/2025 às 09:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O objetivo do evento é promover o aprendizado sobre a rica cultura dos povos originários e vivenciar os saberes e tradições Guarani / Arquivo Tamoio News

Continua depois da publicidade

Para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, a Prefeitura de São Sebastião, a cidade mais antiga do Brasil, realiza, entre os dias 18 e 20 de abril, o Festival Indígena Aldeia Rio Silveiras, na aldeia localizada no bairro Boracéia, na Costa Sul do município.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A cerimônia oficial de abertura ocorre no dia 19 de abril, às 9h, com a presença de lideranças indígenas e autoridades dos municípios de São Sebastião e Bertioga.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Maior festival de churrasco do Brasil desembarca no litoral de SP

O objetivo do evento é promover o aprendizado sobre a rica cultura dos povos originários e vivenciar os saberes e tradições Guarani.

Durante o festival, o público poderá acompanhar apresentações de cantos e danças, participar de atividades tradicionais, como pintura corporal, brincadeiras indígenas, corrida de toras, tiro com arco e flecha, além de apreciar a culinária típica e adquirir artesanatos produzidos pela comunidade local.

Continua depois da publicidade

Além das atrações culturais, os visitantes poderão explorar as trilhas e cachoeiras da Reserva Indígena Rio Silveiras, que abrange cerca de 8.500 hectares de Mata Atlântica preservada. 

Para o agendamento de visitas guiadas, é necessário entrar em contato com o indígena Marinho Popygua, pelo telefone (12) 99232-6210.

A Reserva está localizada na Avenida Tupi Guarani, no bairro Boraceia, abriga aproximadamente 170 famílias e é conduzida pelas lideranças indígenas Mauro Samuel e William Tupã Macena.

Continua depois da publicidade

A entrada é gratuita, com a sugestão de contribuição de 1kg de alimento não perecível. 

Confira a programação:

10h – Cantos e danças indígenas
10h30 – Atividades tradicionais
11h – Pinturas indígenas
11h30 – Degustação de comida típica
12h às 13h30 – Almoço
14h – Brincadeiras indígenas
14h30 – Corrida de toras
15h – Tiro com arco e flecha
15h30 – Cabo de guerra
16h – Futebol
16h30 – Encerramento
 
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software