Cotidiano

São Paulo terá novo aeroporto internacional que gerará 5 mil novos empregos; detalhes

Obras já possuem previsão de início e entrega

Gabriel Fernandes

Publicado em 23/01/2025 às 18:04

Atualizado em 23/01/2025 às 18:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Novo aeroporto internacional de SP promete gerar mais de cinco mil empregos durante sua fase de obras / Tim Gouw/Pexels

Continua depois da publicidade

São Paulo ganhará um novo aeroporto internacional. Previsto para ser instalado em Olímpia, no interior do estado, a previsão é que o espaço inaugure em 2028 e passe a receber voos internacionais dos países vizinhos da América do Sul.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Localizada a 430 km da Grande São Paulo, é esperado que Olímpia ainda consiga se tornar um dos destinos mais requisitados do país, pois com a implementação o município receberá cerca de 1 milhão de passageiros por ano.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Novo aeroporto no litoral de SP tem rota de risco; entenda

• Aeroporto de Guarulhos ganha novas rotas para o interior de SP; veja

• Exclusivo: Primeiros voos do Aeroporto de Guarujá acontecem em junho de 2025; entenda

A decisão de atribuir à Infraero a implantação e exploração do Aeroporto de Olímpia já foi publicada no Diário Oficial da União, no Ministério de Portos e Aeroportos, Portaria de Nº 472. 

Com isso, é esperado que o órgão federal fique responsável não apenas por implantar o terminal, mas também administrar, operar e explorar. 

Continua depois da publicidade

Em dezembro de 2023, o governo federal havia aprovado R$ 104 milhões para a construção do aeroporto, que já consta no Orçamento da União para 2024. Inclusive, o projeto de lei foi aprovado pelo Congresso Nacional.

O aeroporto de Olímpia terá mais de 200 mil m², e será localizado perto da Rodovia Assis Chateaubriand. As obras estão planejadas começar no segundo semestre de 2025, com previsão de entrega para 2028.

Empregos

A construção do aeroporto deve criar mais de 5 mil empregos diretos, e quando estiver na fase de operação deve passar para mais de 2 mil postos de trabalho permanentes em áreas como logística, turismo, segurança e alimentação.

Continua depois da publicidade

Há expectativas que redes de hotelaria, restaurantes e o comércio local também sintam os impactos positivos e gerem mais vagas de emprego indiretas.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software