Cotidiano
O projeto prevê duas linhas que atuariam como agentes de transformação do espaço urbano, aliadas a outras ações que vão além do tema da mobilidade urbana
Viabilizar o VLT Bonde São Paulo faz parte dos objetivos do plano de metas da atual gestão / Divulgação/SP Urbanismo
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Paulo tem planos de lançar uma licitação para a construção e operação de uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade.
O projeto prevê duas linhas que atuariam como agentes de transformação do espaço urbano, aliadas a outras ações que vão além do tema da mobilidade urbana.
Continua depois da publicidade
O documento, chamado “Subsídios à Implantação do Veículo Leve sobre Trilhos como parte do Plano de Requalificação Urbanística do Centro de São Paulo com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável” apresenta algumas tecnologias consideradas para o projeto.
Outra cidade que está investindo no VLT é Praia Grande, que apresentou o projeto ao governo de São Paulo neste mês.
Continua depois da publicidade
O estudo aponta algumas localidades que adotaram esse meio de transporte de média capacidade, como o Rio de Janeiro, cidades da Alemanha e do Catar.
No caso do Rio, o documento destaca que, de acordo com a plataforma do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), o VLT Carioca tem aprovação de 92% da população, segundo pesquisa encomendada pelo Instituto Datafolha no final de 2017.
Além disso, 81% avaliaram positivamente a rapidez do veículo, 93% o conforto, 85% a confiabilidade e 69% consideraram positiva a forma como o sistema fornece informações ao usuário.
Continua depois da publicidade
Há ainda a indicação de possíveis fabricantes, como Siemens, Alstom, Hyundai Rotem, CAF, Vossloh e CRRC. Esta última, uma empresa chinesa, apresentou recentemente um VLT com trilhos magnéticos, o chamado ART – Autonomous Rail Rapid Transit. Trata-se, na verdade, de um trem que não utiliza trilhos, mas pneus, o que o classifica como um VLP – Veículo Leve sobre Pneus.
Outra parte do estudo aborda a possibilidade da adoção de um sistema movido a hidrogênio, destacando as seguintes vantagens:
Sem emissão de poluentes;
Continua depois da publicidade
Hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, capaz de atender às crescentes demandas energéticas;
Possibilidade de uso de energia renovável para produção de hidrogênio verde.
Dispensa o uso de catenária e subestações, reduzindo custos de infraestrutura;
Melhoria na paisagem urbana
Continua depois da publicidade
O edital de licitação apontará qual será o tipo de veículo ou as opções que o operador poderá adotar.
Viabilizar o VLT Bonde São Paulo faz parte dos objetivos do plano de metas da atual gestão.
Continua depois da publicidade