Cotidiano

São Paulo estuda VLT a hidrogênio como alternativa de transporte sustentável

O projeto prevê duas linhas que atuariam como agentes de transformação do espaço urbano, aliadas a outras ações que vão além do tema da mobilidade urbana

Ana Clara Durazzo

Publicado em 10/04/2025 às 17:34

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Viabilizar o VLT Bonde São Paulo faz parte dos objetivos do plano de metas da atual gestão / Divulgação/SP Urbanismo

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A Prefeitura de São Paulo tem planos de lançar uma licitação para a construção e operação de uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade. 

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O projeto prevê duas linhas que atuariam como agentes de transformação do espaço urbano, aliadas a outras ações que vão além do tema da mobilidade urbana.

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O documento, chamado “Subsídios à Implantação do Veículo Leve sobre Trilhos como parte do Plano de Requalificação Urbanística do Centro de São Paulo com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável”  apresenta algumas tecnologias consideradas para o projeto. 

Outra cidade que está investindo no VLT é Praia Grande, que apresentou o projeto ao governo de São Paulo neste mês.

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Referências

O estudo aponta algumas localidades que adotaram esse meio de transporte de média capacidade, como o Rio de Janeiro, cidades da Alemanha e do Catar.

No caso do Rio, o documento destaca que, de acordo com a plataforma do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), o VLT Carioca tem aprovação de 92% da população, segundo pesquisa encomendada pelo Instituto Datafolha no final de 2017.

Além disso, 81% avaliaram positivamente a rapidez do veículo, 93% o conforto, 85% a confiabilidade e 69% consideraram positiva a forma como o sistema fornece informações ao usuário. 

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Fabricantes e o trem sem trilho

Há ainda a indicação de possíveis fabricantes, como Siemens, Alstom, Hyundai Rotem, CAF, Vossloh e CRRC. Esta última, uma empresa chinesa, apresentou recentemente um VLT com trilhos magnéticos, o chamado ART – Autonomous Rail Rapid Transit.  Trata-se, na verdade, de um trem que não utiliza trilhos, mas pneus, o que o classifica como um VLP – Veículo Leve sobre Pneus.

VLT a hidrogênio

Outra parte do estudo aborda a possibilidade da adoção de um sistema movido a hidrogênio, destacando as seguintes vantagens:

Fonte de energia sustentável

Sem emissão de poluentes;

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Hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, capaz de atender às crescentes demandas energéticas;

Possibilidade de uso de energia renovável para produção de hidrogênio verde.

Economia

Dispensa o uso de catenária e subestações, reduzindo custos de infraestrutura;
Melhoria na paisagem urbana 

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O edital de licitação apontará qual será o tipo de veículo ou as opções que o operador poderá adotar.

Viabilizar o VLT Bonde São Paulo faz parte dos objetivos do plano de metas da atual gestão.

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