Continua depois da publicidade
O Santuário de Santo Antônio do Valongo (largo Marquês de Monte Alegre s/nº), em comemoração à semana dedicada a São Francisco, padroeiro da ecologia e dos animais, realiza a primeira exposição de imagens do santo. Elas são de todos os tamanhos, esculpidas em madeira de lei, resina, argila, tecido, vela e até em um simples cabo de vassoura.
A mostra sacra expõe mais de 50 peças, algumas do século 18; outras oriundas da cidade italiana de Assis, onde nasceu São Francisco, uma em tamanho natural, com 1,80m, do Museu de Arte Sacra de Santos. “Nosso principal objetivo é evangelizar”, explicou frei Rozântimo Costa, pároco do santuário.
Continua depois da publicidade
Ele lembra que São Francisco é o santo mais amado em todas as culturas e raças. “Tanto que os católicos o chamam de o segundo Cristo.” Como parte da programação, nesta quinta (3), haverá missa às 19h e na sexta (4), Dia Mundial dos Animais, bênção dos bichos às 10h, 12h, 15h e 17h.
A Polícia Militar já confirmou a presença de seus cães para a tradicional celebração. A festa de São Francisco será encerrada domingo (6), com missa às 8h e às 19h.
Continua depois da publicidade
Foto: Cláudio Perrella
Continua depois da publicidade