Cotidiano

Santos terá novo conjunto habitacional com imóveis sociais; veja

As novas moradias complementam as 113 unidades do projeto Santos L, recentemente divulgadas pelo governo estadual

Luna Almeida

Publicado em 25/04/2025 às 17:55

Atualizado em 25/04/2025 às 17:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O anúncio foi feito em uma reunião na capital paulista entre representantes da CDHU / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O centro de Santos receberá um novo conjunto habitacional voltado exclusivamente para integrantes de movimentos de moradia do município. Serão 40 apartamentos financiados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com obras previstas para começarem ainda este ano.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O anúncio foi feito em uma reunião na capital paulista entre representantes da CDHU, o prefeito Rogério Santos e o presidente da Cohab-Santista, Maurício Prado. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Rainha das Serras, Cubatão contempla 81 famílias com unidades habitacionais

• Santos realiza novo Mutirão do Emprego com 100 vagas disponíveis

• Mais de 1.200 unidades habitacionais serão construídas em cidade do litoral de SP

As novas moradias complementam as 113 unidades do projeto Santos L, recentemente divulgadas pelo governo estadual, voltadas para famílias que vivem em cortiços na região central.

Com os beneficiários definidos, o próximo passo é o desenvolvimento do projeto. A CDHU financiará integralmente o empreendimento, enquanto a Cohab-Santista será responsável pela elaboração do projeto e pela condução da licitação que selecionará a empresa responsável pela obra. A expectativa é que os trabalhos tenham início até o fim do ano.

Continua depois da publicidade

Retrofit habitacional atenderá universitários em vulnerabilidade

Está em andamento a transformação do antigo edifício da Ambesp, no cruzamento das ruas Gonçalves Dias e José Ricardo, no Centro de Santos, no primeiro retrofit público da Baixada Santista. 

O prédio será adaptado para receber 36 apartamentos, com capacidade para acolher cerca de 120 estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em situação de vulnerabilidade social.

Os imóveis funcionarão em regime de locação e os valores dos aluguéis serão cobertos por uma parceria entre Unifesp, CDHU e Cohab-Santista. 

Continua depois da publicidade

A universidade será responsável por definir os critérios para seleção dos estudantes e atuará também na mediação dos moradores. A Cohab cuidará da administração predial e da manutenção do edifício.

Os recursos serão transferidos pela universidade para a Cohab, substituindo o atual auxílio-moradia concedido aos estudantes.

A localização central é vista como estratégica, já que os campi da Unifesp em Santos estão nas proximidades, favorecendo a permanência estudantil pela facilidade de acesso.

Continua depois da publicidade

Investimento com foco em revitalização e inovação urbana

O prefeito destacou que a parceria entre as esferas municipal, estadual e federal é um passo importante para revitalizar o Centro Histórico da cidade, além de oferecer estrutura adequada para quem mais precisa. 

A localização do retrofit, próximo ao VLT, rodoviária e futuro terminal de passageiros, reforça o potencial de requalificação urbana.

A Cohab ainda planeja utilizar os recursos provenientes da locação de duas lojas no térreo e de um rooftop, com potencial para receber um restaurante, para auxiliar na manutenção do prédio e garantir sua sustentabilidade financeira.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software