Continua depois da publicidade
Santos possui o 6°melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre 5.565 cidades do Brasil, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Continua depois da publicidade
O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (29), teve como base o censo demográfico de 2010 do IBGE e também aponta que o município é o terceiro melhor do estado de São Paulo, atrás apenas de Águas de São Pedro (2º) e São Caetano do Sul (1º).
Continua depois da publicidade
O IDHM varia de 0 a 1. Quanto mais se aproximar de um, melhor é a avaliação. O índice de Santos é de 0,840, à frente de várias capitais, com exceção de Florianópolis (Santa Catarina), em 3° lugar, e de Vitória (Espírito Santo), na 4ª. Para a definição do IDH, são levados em contas três áreas: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A cidade atingiu nestas classificações 0,861 (renda), 0,807 (educação) e 0,852 (longevidade).
Continua depois da publicidade
Idosos
No quesito longevidade, a cidade apresentou evolução comparada ao último levantamento, em 2003 (índice foi de 0,788, melhoria de mais de 8%). Atualmente, a cidade conta com 80.423 pessoas com mais de 60 anos de idade (19,17% da população de 419.400). Para o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o resultado é uma conquista da cidade. “Nosso desafio é avançar em todas as políticas públicas para preservar o maior patrimônio dos santistas, que é a qualidade de vida”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade