Cotidiano

Santos regulamenta uso de colar que identifica deficiências não visíveis

A entrega marcou a regulamentação sobre o uso do registro, publicada também nesta data, no Diário Oficial

Da Reportagem

Publicado em 04/12/2021 às 08:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Colar Girassol facilita a identificação de pessoas com deficiências não visíveis / Isabela Carrari/PMS

Continua depois da publicidade

O artista Victor Gabriel dos Santos Soares Imbernon Cortez, 19, que tem autismo, recebeu da Prefeitura, nesta sexta-feira (3) o Colar Girassol, documento que facilita a identificação de pessoas com deficiências não visíveis. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A entrega marcou a regulamentação sobre o uso do registro, publicada também nesta data, no Diário Oficial, e ocorreu na abertura da exposição 'Ressignificando emoções através da minha arte', com trabalhos do artista, e que fica aberta a visitação no Paço Municipal até o próximo dia 8. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Evento leva a inclusão de deficientes no surfe em Praia Grande

• Sebrae oferece curso de empreendedorismo a mulheres com deficiência em SP

O documento, que foi entregue pelo prefeito Rogério Santos, auxilia na identificação de pessoas com deficiências ocultas como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, fobias, entre outras, em estabelecimentos, facilitando o atendimento prioritário deste público, até mesmo em situações de estresse, quando são mais propensos a ter crises.

Os detalhes a respeito da solicitação do acessório podem ser conferidos no próprio edital de regulamentação.
Também nesta sexta, começou a campanha de conscientização e sensibilização em relação ao uso do colar, com distribuição de cartazes em unidades de saúde, rodoviária, shoppings, estabelecimentos comerciais, escolas, entre outros.

Continua depois da publicidade

As obras de Victor "demonstram o que ele estava sentindo naquele momento e contam a passagem da vida. Eles mostram um pouquinho de cada situação que ele enfrentou e apresentam uma parte dele", explicou a mãe do rapaz, Cristina Fernandes dos Santos Soares. Os trabalhos também trazem temas como a natureza e o Natal. 

O prefeito Rogério Santos falou sobre a importância do trabalho do jovem. "Ele é um artista e esse trabalho precisa ser sempre valorizado. Eu gostaria de agradecer em nome de todos os santistas pela contribuição dele com o Centro de Santos. Muita gente vai poder vir aqui e ver que a Cidade tem grandes artistas que inspiram outras pessoas com suas histórias".

Após o encerramento da exibição no saguão do Paço, a mostra seguirá para o Shopping Parque Balneário (Gonzaga). A regulamentação do Colar Girassol e a exposição estão inseridas na programação da Virada Inclusiva e na do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software