Cotidiano

Santos realiza encontros antes de Conferência Municipal LGBT

Eles têm como foco tópicos fundamentais como estratégias de combate à violência, geração de emprego e renda, garantia dos direitos humanos e institucionalização de políticas inclusivas em todos os setores

Da Reportagem

Publicado em 05/05/2024 às 09:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O calendário das próximas pré-conferências já está definido / Foto de Anete Lusina/Pexels

Continua depois da publicidade

A terceira pré-conferência organizada pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBT (ConLGBT) reuniu alunos, professores e representantes da comunidade na noite de sexta-feira (3) no Campus da Unifesp, na Vila Mathias. O evento faz parte de uma série de debates que guiarão as discussões da 1ª Conferência Municipal LGBT de Santos, agendada para o mês de junho. Outras duas reuniões ocorreram no mês passado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“A proposta hoje foi trazer a pré-conferência para o campus da Unifesp e fazer essa escuta ativa de alunos e docentes, que trabalham essa questão interdisciplinar da diversidade sexual e também de moradores e entidades que fazem parte aqui da região”, diz o presidente do ConLGBT, Wellington Araújo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Parada do orgulho LGBT encerra a semana da diversidade sexual de Santos

• Roda de conversa em Santos debate direitos LGBT+ no SUS

• Santos dá posse ao primeiro conselho LGBT

A pré-conferência busca assegurar a participação ativa da sociedade e fomentar a inclusão de todas as vozes em assuntos cruciais para o público LGBTQIA+. “Não há lugar melhor do que uma universidade, onde você tem a expressão da pluralidade, com os estudantes e os professores que aderem a todas as causas dentro das áreas da saúde, assistência social e social em geral, para abrir as portas para esses debates”, avalia o diretor acadêmico do campus, Odair Aguiar Jr.

Os encontros têm como foco tópicos fundamentais como estratégias de combate à violência, geração de emprego e renda, garantia dos direitos humanos e institucionalização de políticas inclusivas em todos os setores. A meta é promover apoio e respeito a todas as pessoas, independentemente da orientação sexual, visando construir uma sociedade mais igualitária e respeitosa.

Continua depois da publicidade

"Todas essas propostas vão dar subsídio para o Dia D e o conselho criar futuramente um plano municipal de políticas LGBT. Nesse plano a gente espera trazer uma perspectiva para 10 anos minimamente, com metas de curto, médio e longo prazo e metas permanentes para a população LGBTQIA+ de Santos", afirma Wellington.

Já durante a Conferência, serão eleitos representantes municipais que seguirão para os debates nas conferências regionais, estaduais e nacionais, nas quais serão discutidas propostas de políticas públicas e ações destinadas à comunidade LGBT.

PROGRAMAÇÃO

Continua depois da publicidade

O calendário das próximas pré-conferências já está definido. A pré-conferência da Zona Noroeste está marcada para o dia 7 de maio, às 18h30, no CEU das Artes (Praça da Paz Universal s/nº, Castelo). Já a última pré-conferência, destinada aos Morros, acontecerá no dia 13 de maio, na Vila Criativa Morro da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39, Saboó).

Esta iniciativa contempla o item 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Igualdade de Gênero. Conheça os outros artigos dos ODS no link:

https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software