Cotidiano
Moradores da Vila Progresso já podem se inscrever para o curso de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) promovido pela Defesa Civil
Deslizamento no morro do Pacheco, ocorrido em 2020. / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Moradores da Vila Progresso já podem se inscrever para o curso de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) promovido pela Defesa Civil de Santos. O objetivo é preparar os munícipes para atuar em caso de eventuais acidentes ou deslizamentos em áreas de morros.
"As pessoas aprendem a adotar medidas preventivas para se proteger e agir em momentos de emergência", explica o chefe da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, os participantes também recebem orientações sobre os setores a serem acionados e quais as primeiras providências adotadas em situações emergenciais, além de se tornarem multiplicadores na própria comunidade.
"A ideia é que eles atuem como líderes, já que serão pessoas um pouco melhor treinadas para situações especiais. É como se fosse um pequeno núcleo da Defesa Civil na comunidade".
Continua depois da publicidade
As aulas são teóricas e práticas e estão divididas em três módulos. No primeiro, marcado para o dia 22, eles aprenderão noções de Defesa Civil. "Técnicos da Defesa civil passarão aos munícipes noções de riscos geológicos para prevenção de desastres naturais, por exemplo".
No segundo, agendado para o dia 28, serão repassadas informações sobre prevenção e combate a incêndio. "Nesse caso, temos apoio do Corpo de Bombeiros para ministrar a aula", diz Onias.
Já no dia 30, os moradores terão noções de primeiros socorros, ministradas por enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quem conclui todos os módulos recebe certificado da Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
INSCRIÇÕES
As aulas serão realizadas na Vila Criativa da Vila Progresso (Rua três s/nº), das 19h às 21h. O curso é gratuito. Interessados devem se cadastrar pelo WhatsApp 3208-1007, informando nome completo e telefone. Outra opção é ligar para o 3208-1000.
Continua depois da publicidade