Cotidiano
Frente fria traz chuva forte, queda de temperatura e risco de alagamentos; Defesa Civil emite alerta para moradores da região
Forte ressaca atingirá o litoral de SP e temperatura deve cair na região / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Santos, no litoral de São Paulo, enfrenta uma semana de mudanças bruscas no tempo. Além da previsão de ressaca e ondas de até dois metros, uma frente fria promete trazer chuva forte e queda significativa nas temperaturas, segundo previsão oficial.
De acordo com a Prefeitura de Santos, o avanço da frente fria deve provocar ressaca no mar, com ondas que podem chegar a dois metros nesta segunda-feira (28) e terça-feira (29). As ondas mais intensas são esperadas na tarde de terça-feira.
Continua depois da publicidade
Além disso, a maré alta pode atingir 1,9 metro na Baía de Santos e 2,1 metros no interior do estuário, com pico também previsto para terça-feira, por volta das 15h. Com isso, há risco de alagamentos nas áreas de maré alta.
O município acionou o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, colocando a região da orla em estado de atenção e o interior do estuário em estado de alerta.
Continua depois da publicidade
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Climatempo e The Weather Channel, a frente fria chega ao litoral paulista entre o final da manhã e o começo da tarde desta segunda-feira (28).
A previsão indica pancadas fortes de chuva que podem vir acompanhadas de raios e ventos moderados. As temperaturas começam a cair: a máxima prevista para hoje é de 25ºC, enquanto a mínima, à noite, pode chegar a 20ºC.
Na terça-feira (29), o tempo continua nublado, com poucas aberturas de sol. Há chance de nova chuva forte entre o final da tarde e o começo da noite. As temperaturas devem despencar, com máxima de apenas 22ºC e mínima de 17ºC durante a noite.
Continua depois da publicidade
Já na quarta-feira (30), o sol volta a aparecer entre nuvens, mas a frente fria ainda influencia o clima, mantendo as temperaturas estáveis em relação ao dia anterior.
A Defesa Civil de Santos alerta para cuidados redobrados durante este período de instabilidade:
A população pode receber alertas gratuitos enviando um SMS com o número do CEP para 40199. Em situações de emergência, a Defesa Civil atende pelo telefone 199.
Continua depois da publicidade