Marcelo Martins/PMS
Continua depois da publicidade
Santos acaba de lançar duas iniciativas de apoio a pequenos empreendedores: o marketplace (plataforma virtual de vendas) do programa Feito em Santos, e o Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos.
O anúncio das medidas de apoio a negócios na Cidade ocorreu na abertura do Festival World Crativity Day (Dia Mundial da Criatividade), na noite desta quarta-feira (20), no Juicy Hub (Av. Ana Costa, 433, 4º andar), sede santista do evento que é realizado simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras e em outras 30 pelo mundo.
Continua depois da publicidade
O movimento marca do Dia Mundial da Criatividade e Inovação, celebrado nesta quinta (21) e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2017.
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino ressalta que Santos tem vocação para a economia criativa. "É um setor que cresce mais a cada dia. Tentamos potencializar essa vocação, até porque se tornou a alternativa econômica de muitos munícipes devido à pandemia".
Continua depois da publicidade
VITRINE FEITO EM SANTOS
Funcionando como um balcão on-line para exposição gratuita de produtos e serviços ligados à economia criativa criados por empreendedores e artistas da Cidade, o Vitrine Feito em Santos (https://vitrinefeitoemsantos.com.br/), já em funcionamento, será a plataforma de vendas oficial do projeto Feito em Santos.
No ambiente virtual, junto com os produtos de artesanato, artes visuais, design, gastronomia e moda expostos, os internautas encontram o perfil e o contato dos empreendedores para poder efetuar as compras dos produtos pelos quais se interessarem.
Continua depois da publicidade
O portal tem cadastro gratuito realizado no próprio site. Os interessados se inscrevem para a exposição de produtos e aguardam análise da equipe do Escritório de Inovação Econômica, da Seectur.
A iniciativa é uma ampliação do trabalho de divulgação de artistas locais que o programa Feito em Santos já realiza no Instagram (@feito.emsantos). A rede social conta atualmente com 800 cadastrados e 11 mil seguidores.
ACELERAÇÃO
Continua depois da publicidade
O Programa de aceleração de empreendedores criativos, também lançado nesta quarta (20), é mais uma iniciativa do Feito em Santos, desta vez em parceria com o Sebrae, que qualificará em gestão de negócios 25 pequenos empreendedores de Santos dos ramos de artesanato e moda.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de maio pelo link https://feitoemsantos.com.br/#aceleracao.
Para participar, o empreendedor deve ser maior de 18 anos, ter cadastro na comunidade do Feito em Santos (Instagram @feito.emsantos ou https://vitrinefeitoemsantos.com.br) e atuar com desenvolvimento e produção de artesanato em madeira, metal, tecido, plástico, vidro e demais materiais que não sejam perecíveis (alimentos e bebidas), bem como de joias, semijoias, bijuterias, biojoias, moda em geral, calçados ou acessórios.
Continua depois da publicidade
O programa terá atividades de mentoria coletivas e individuais, com conteúdos abordando temas como comportamento, modelo de negócio, marketing e vendas, operação, finanças, planejamento estratégico e inovação.
SELEÇÃO
Após o período de inscrições, os interessados passarão por uma oficina gratuita do Sebrae, conhecida como Pitch e prevista para 21 de maio, que tem como objetivo orientar sobre como se preparar para apresentar seu produto e negócio.
Continua depois da publicidade
A etapa final do processo de seleção está prevista para os dias 25 e 26 de maio, quando os interessados apresentarão os seus produtos e ou ideias de negócio para a banca examinadora do Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos.
Esta avaliação será realizada no Parque Tecnológico de Santos e levará em conta os critérios de originalidade, sustentabilidade, capacidade de produção mensal e comportamento empreendedor.
Os 25 escolhidos realizarão as atividades coletivas e individuais (presenciais e remotas) do programa que acontecerá de 13 de junho a 13 de dezembro.
Continua depois da publicidade