Cotidiano

Santos inicia nesta segunda vacinação de cães e gatos contra diversas doenças

A vacinação ocorrerá em postos volantes pelos bairros de segunda a sexta, sempre das 9h às 13h, ou até terminar a quantidade diária de doses

Da Reportagem

Publicado em 18/09/2022 às 16:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

A campanha anual de vacinação contra doenças virais de cães e gatos terá início em Santos nesta segunda-feira (19). A ação da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), da Prefeitura de Santos, visa imunizar cerca de 7 mil animais até dia 2 de dezembro. Podem ser vacinados cães a partir de 45 dias de vida e gatos com mais de 60 dias, desde que não estejam doentes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A vacinação ocorrerá em postos volantes pelos bairros de segunda a sexta, sempre das 9h às 13h, ou até terminar a quantidade diária de doses. Por dia, serão disponibilizadas 100 doses da vacina v10 para cães e 55 doses v4 para gatos.

Continua depois da publicidade

POSTOS VOLANTES

Nesta segunda (19) e terça (20), a vacinação será realizada na Escola Auxiliadora da Instrução Praça Rubens Ferreira Martins, 8, Macuco). Já na quarta (21), na Rua Anderson Silva s/n°, em Monte Cabrão, na Área Continental. A lista completa com os endereços dos locais, horários e datas da vacinação nos bairros está disponível neste link.

Continua depois da publicidade

Os proprietários dos pets devem estar munidos de RG, CPF e um comprovante de residência de Santos. Também deve adotar algumas medidas de segurança ao levarem o animal à vacinação: o cão deve estar devidamente com guia e coleira; em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira, e gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas.

Vale ressaltar que nas unidades da Codevida no Jabaquara e no Jardim Botânico não haverá vacinação. Moradores de outros municípios devem procurar as unidades de atendimentos de suas respectivas cidades.

PROTEÇÃO

Continua depois da publicidade

De acordo com a coordenadora da Codevida, Karoline Castro, a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais contra as doenças infecciosas, cujo tutores não conseguem ter acesso a clínicas particulares. “O objetivo é atender os pets que os donos não têm condições de pagar a vacina em clínicas. Sabemos que as viroses entre eles costumam ser mais frequentes, pois ficam nas ruas e têm mais contato com outros animais. Então, para evitar que fiquem doentes ou transmitam doenças é essencial a vacinação”, explica Karoline.

 SAIBA MAIS SOBRE AS VACINAS
 
V10 (cães)

Age sobre 7 tipos de doenças virais em cachorros:

Continua depois da publicidade

Cinomose - infecção viral que afeta o sistema nervoso do animal.

Parvovirose - doença grave que afeta o sistema digestivo do pet, podendo levar o animal à desidratação.

Coronavirose - doença que também causa diarréia e desidratação.

Continua depois da publicidade

Hepatite canina - pode afetar o fígado do cachorro.

Adenovirose - afeta o sistema respiratório causando gripes e pneumonias.

Leptospirose (quatro tipos) - doença causada pela urina dos ratos que pode afetar todo sistema imunológico do pet.

Continua depois da publicidade

Parainfluenza - causa problemas respiratórios, como pneumonia.

 V4 (gatos)

Protege contra a clamidiose.

Continua depois da publicidade

Doença afeta os olhos do gato e, posteriormente, o seu sistema respiratório. Conjuntivite, corrimento nasal e ocular persistente, espirros, dificuldade respiratória, febre, falta de apetite, pneumonia e prostração estão entre os principais sintomas.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software