Continua depois da publicidade
Ana Clara, Arthur, Roberta e Allyna acabaram de chegar ao mundo e suas mães já estão garantindo que cresçam saudáveis. Todos estão sendo alimentados exclusivamente no peito. As mamães estão inseridas nos grupos de aleitamento materno promovidos pela Prefeitura de Santos nas unidades de saúde.
Os grupos orientam as mães, acompanham os bebês e alertam sobre os benefícios do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida, e de forma complementar até os dois anos. Durante os encontros, elas trocam experiências e esclarecem dúvidas com pediatras e equipes de enfermagem. Entre as dicas: a forma correta de posicionar o bebê para não doer e dar rachaduras nos seios e também orientações de como retirar e armazenar o leite para quando voltar a trabalhar, além da introdução gradativa de alimentos após os seis meses de vida.
“O leito materno evita infecções, alergias, cólicas, diarreia, anemia e problemas respiratórios. Ajuda inclusive no desenvolvimento neurológico, na mastigação e até no aprendizado. Essas crianças fortalecem o vínculo com a mãe e há estudos que mostram que desenvolvem um comportamento mais amoroso. Para a mãe também é fundamental: volta mais rápido ao peso anterior e evita o câncer de mama”, detalha Rosana Pereira, pediatra nas unidades Vila Mathias e Centro de Saúde Martins Fontes.
Continua depois da publicidade
Na sexta (1º) celebra-se o início da Semana Mundial da Amamentação e da Semana Municipal do Aleitamento Materno. Para comemorar, a prefeitura promove a festa do aleitamento, com confecção de corações para a Ação do Coração, às 14h, no Cais Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 150).