Cotidiano

Santos inaugura sede da ROMU, que visa patrulhar mais o Centro

Evento contou com a presença de autoridades, militares e do prefeito Rogério Santos

Jeferson Marques

Publicado em 14/03/2024 às 15:52

Atualizado em 14/03/2024 às 16:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nova sede da ROMU de Santos, na Vila Nova / Igor de Paiva/Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

O Grupamento Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) de Santos ganhou uma nova e moderna sede na manhã desta quinta, dia 14. O local foi inaugurado pelo prefeito Rogério Santos, e contou com a presença de autoridades, militares e políticos da cidade. Com o equipamento, o Centro e bairros próximos (Paquetá e Vila Nova) ganharão mais patrulhamento preventivo, intensificando o combate aos crimes na região.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Suspeito de assalto é preso 'no meio da rua', em Santos; ASSISTA

• Grupo ofende GCM no José Menino, em Santos, e um é preso

O evento começou por volta das 11h30 já na sede da ROMU, que está instalada na Avenida Conselheiro Nébias, 164, na Vila Nova. O equipamento funcionará como a nova base da tropa de elite da corporação, centralizando os trabalhos de 51 guardas, entre homens e mulheres, seis viaturas e dez motos, além do canil da GCM.

Dois homens são presos por furto em padaria em Santos

Continua depois da publicidade

No total são mais de 400 agentes públicos trabalhando na segurança da cidade.

Secretário de governo de Santos, Fábio Ferraz conversou com o DL sobre o novo equipamento, e reforçou que a GCM deixou de ser uma vigilante patrimonial para, de fato, colaborar com as forças de segurança da cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

"Hoje a nossa Guarda dialoga diretamente com a PM e demais forças de segurança. A ROMU é a nossa força de elite, fortalecendo esse constante enfrentamento contra as forças criminosas. A ideia é a de ter essa base para fortalecer estes homens e mulheres que estão nas ruas cuidando da cidade", comemora.

Já o prefeito Rogério Santos reforçou que seu governo foi o que mais investiu na segurança de Santos, e homenageou o ex-prefeito da cidade, Oswaldo Justo, por ter criado a Guarda Municipal, e reforçou seu plano de povoar o Centro de Santos.

GCM é baleado durante perseguição no José Menino, em Santos

Continua depois da publicidade

"Batizamos este equipamento com o nome dele (Oswaldo Justo) por ser o grande incentivador e criador da nossa GCM. Melhoramos o projeto, investindo em mais veículos, armamos os agentes e, agora, com esta sede, damos mais agilidade à segurança em Santos", comenta.

O prefeito ainda citou os planos de povoamento do Centro de Santos, e adiantou que, em breve, o bairro vai receber uma unidade fixa da Guarda Municipal, o que dará mais tranquilidade aos comerciantes e a quem queira morar por lá.

"Tem a questão da segurança no Centro, que estamos trabalhando, além das obras em execução, como as do VLT, e as que ainda virão. O acesso ao Centro será melhorado e a sua segurança fortalecida, dando tranquilidade aos comerciantes que lá estão, aos que querem ir para lá e, também, para quem deseja morar. É possível deixar o Centro habitável e seguro e estamos focados nisso", finaliza.

Continua depois da publicidade

Com 501 metros quadrados de área, o imóvel, com infraestrutura remodelada, contempla alojamentos para o efetivo operacional, com vestiários, refeitório e área externa ampla para utilização como estacionamento da frota de viaturas, bem como para treinamento de abordagens com o apoio de viaturas e motocicletas.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software