Cotidiano
Espaço de caráter educativo e turístico está sendo instalado no edifício sede da Alfândega de Santos. Acordo de cooperação com Ibrachina e Apecc foi assinado no dia 1º de novembro
Tecnológico e interativo, ele está sendo instalado no andar térreo do edifício histórico sede da Alfândega, localizado na Praça da República. / Divulgação
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos, no litoral paulista, ganhará em 2024 mais um espaço educativo e de lazer. Trata-se do novo Museu de Produtos Contrafeitos da Alfândega de Santos. Tecnológico e interativo, ele está sendo instalado no andar térreo do edifício histórico sede da Alfândega, localizado na Praça da República.
O acordo de cooperação e o plano de trabalho que viabilizarão a reforma e a modernização do museu já existente foram assinados no último dia 1º de novembro pela Receita Federal, pelo Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) e pela Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (Apecc).
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O novo Museu de Produtos Contrafeitos da Alfândega de Santos vai expor diversos tipos de produtos falsificados apreendidos pela Receita Federal no porto santista, em especial aqueles que causam dano à sociedade ou riscos aos usuários. O objetivo é conscientizar a população sobre os malefícios da pirataria. No museu, adultos e crianças vão ter também a oportunidade de aprender sobre Cidadania Fiscal de forma lúdica e divertida e conhecer melhor o trabalho da Receita Federal no controle do comércio exterior.
Continua depois da publicidade
Parte do museu funcionará dentro de um enorme contêiner, onde será possível interagir com telas e jogos. Os visitantes poderão ainda apreciar a beleza do edifício sede da Alfândega. Um dos públicos-alvo do novo espaço serão estudantes, sobretudo de escolas públicas.
Localizado na maior unidade aduaneira do País, o museu irá agregar mais um atrativo ao Centro Histórico santista. Com previsão de inauguração em abril, ele soma-se ao futuro Parque Valongo, projeto que está revitalizando áreas de antigos armazéns portuários, transformando-os em espaço de lazer, convivência e de atividades esportivas e culturais.