Cotidiano

Santos e São Vicente integrarão transporte municipal com VLT

Acordo prevê também a aplicação de tarifas acessíveis para possibilitar o uso como transporte de massa pela população das duas cidades

Publicado em 20/11/2014 às 02:25

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As Prefeituras de Santos e São Vicente e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) firmaram compromisso para que o sistema de veículo leve sobre trilho (VLT) em construção na Baixada Santista seja integrado ao transporte coletivo de ambas as cidades. O acordo foi fechado com o Ministério Público Federal em Santos e o Ministério Público estadual. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 17 de novembro, os participantes concordaram também sobre a necessidade de aplicar tarifas próximas aos valores do transporte municipal, preferencialmente mediante o uso de bilhete único.

O VLT vai ligar os terminais Barreiros (São Vicente), Porto e Valongo (ambos em Santos), em uma extensão de 19 quilômetros. O primeiro trecho, com 15 estações em 11 quilômetros entre Barreiros e Porto, deve entrar em funcionamento já no próximo ano. A previsão é de que o sistema transporte até 80 mil passageiros por dia. A obra conta com financiamento da União, por meio do Ministério das Cidades, representado na reunião pela diretora do Departamento de Mobilidade Urbana da pasta, Luíza Gomide de Faria.

De acordo com o procurador da República Antônio José Donizetti Molina Daloia e os promotores de Justiça Daury de Paula Junior e Almachia Zwarg Acerbi, que convocaram a reunião, a efetiva integração do VLT com o transporte público dos municípios é fundamental, dado que Santos e São Vicente compõem uma das mais importantes regiões metropolitanas do país. Segundo os membros do MPF e do MP-SP, só há sentido na realização da obra se, quando em operação, o VLT possibilitar a redução do tráfego do atual transporte coletivo, em especial no eixo servido pelo sistema.

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Primeira estação deve ficar pronta até dezembro (Foto: Matheus Tagé/DL)

“Para tanto, se mostra imperioso que seja moldado o sistema vigente para que ele tenha como diretriz uma adequada alimentação do VLT. Além disso, o custo do transporte deve ser, dentro do possível, próximo do valor de uma passagem municipal e, assim, viável para o transporte de massa da população”, destacou Antônio José Daloia.

O secretário de Transportes de São Vicente, Raimundo Oliveira, informou que a Prefeitura está revisando o sistema público, com adaptações para a integração municipal e intermunicipal ao VLT. Já o diretor-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos, Antônio Carlos Gonçalves, esclareceu que o município realizará uma audiência pública para debater a integração. Segundo representantes da EMTU, uma Parceria Público-Privada (PPP) está em andamento para a junção dos ramais intermunicipais às futuras estações.

Os participantes se comprometeram a apresentar, em até 30 dias, os elementos comprobatórios dos traçados integrados propostos. Os documentos devem conter justificativas sobre a população a ser atendida, o custo e a redução de tráfego nas demais vias de transporte.

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