Cotidiano
Visando o alinhamento de todas as frentes, o Comitê Pró-Santos na Copa 2014 se reuniu hoje (18), no salão nobre do Paço Municipal para discutir as ações e os preparativos para o evento
Continua depois da publicidade
Santos está em contagem regressiva para receber as comitivas de México e Costa Rica, além dos cerca de 20 mil turistas que devem se hospedar na Cidade durante a Copa do Mundo, que se inicia em 12 de junho.
Visando o alinhamento de todas as frentes, o Comitê Pró-Santos na Copa 2014 se reuniu hoje (18), no salão nobre do Paço Municipal, para discutir as ações e os preparativos para o evento.
“É importante que todos os santistas entendam a importância desse momento para a economia da Cidade e a imagem que a Cidade passará para o mundo. Nós estaremos vivendo um novo momento na história da Cidade”, disse o secretário de turismo, Luiz Dias Guimarães.
Para que tudo funcione bem durante o Mundial, o Comitê criou 27 núcleos que terão a responsabilidade de identificar e solucionar qualquer tipo de problema.
Continua depois da publicidade
“Os núcleos são compostos por membros da sociedade civil, atletas, e em casa núcleo nós temos representantes da prefeitura, do poder público, além da parceria com o Governo do Estado. E a ideia é que nós possamos em cada área, preparar a cidade, através desses núcleos, para que a gente esteja em condições de receber bem os turistas durante o evento da Copa do Mundo”, explicou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. “Eles (os núcleos) vão planejar e tomar todas as iniciativas necessárias. Por exemplo, precisamos reforçar fibra óptica na Vila Mathias, que providências têm que ser tomadas, o contato com a Anatel. Então, tem muita coisa para ser feita e é fundamental que esses núcleos estejam trabalhando”, completou Luiz Guimarães.
Em Santos, o México ficará hospedado no Hotel Parque Balneário e terá o CT Rei Pelé à disposição. Enquanto isso, a Costa Rica ficará no Hotel Mendes Plaza e treinará na Vila Belmiro. Ambas devem vir a Santos quinta-feira (20).
Continua depois da publicidade
Parcerias
Além de oferecer toda a infraestrutura para que mexicanos e costa-riquenhos possam ter um bom desempenho nas partidas da Copa do Mundo, Santos quer aproveitar o momento e estreitar relações com os dois países. Em cima disso, Santos fará parcerias com as cidades de Vera Cruz, que tem o maior porto do México, e Alajuela, cidade que sedia a Federação de Futebol daquele país. Além disso, duas universidades santistas terão convênios de intercâmbio com estas cidades estrangeiras.
“Santos é cidade irmã de várias cidades do mundo. Em alguma não houve nenhum evento prático e em outras houve um efeito bastante grande. A preocupação do prefeito é em criar uma irmanação com as cidades do México e da Costa Rica que não se restrinja ao futebol, mas que isso se extrapole, tanto na área de intercâmbio e experiência, como nas áreas de mobilidade, trânsito, alimentação, saúde e educação”, contou o secretário de Turismo.
Após o Carnaval, uma comitiva da Cidade vai visitar o México e a Costa Rica para assinar o acordo de irmanação.
Continua depois da publicidade