Cotidiano

Santos conquista título de Município Verde Azul pela quarta vez

Nesta quinta edição do programa foram avaliados os 645 municípios paulistas, dos quais apenas 134 tiveram pontuação igual ou superior a 80.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/12/2012 às 18:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O trabalho continuo realizado em Santos na área de meio ambiente resultou na conquista do título do Programa Município Verde Azul, pelo quarto ano consecutivo, outorgado pelo Governo do Estado, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes (SP), na última terça-feira (18). Nesta quinta edição do programa foram avaliados os 645 municípios paulistas, dos quais apenas 134 tiveram pontuação igual ou superior a 80. Santos alcançou 83,01 e ocupa a 100ª posição no ranking.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em primeiro lugar ficou Botucatu, com 97,26. O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo estadual, por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição). Na cerimônia, a cidade foi representada pelo Semam (Secretaria de Meio Ambiente), liderada pelo titular da pasta, Flávio Rodrigues Corrêa.

“Este desempenho positivo em quatro anos seguidos confirma que avançamos em vários quesitos. Hoje temos ecopontos espalhados por toda cidade e amplo gerenciamento dos resíduos sólidos; prédios municipais estão se preparando de forma sustentável, como por exemplo com a captação de águas pluviais; a frota de veículos da prefeitura e terceirizados passam por inspeção veicular para garantir a qualidade do ar; além dos muitos trabalhos em educação ambiental”, enumera Marco Aurélio Neves da Silva, chefe do departamento de políticas e controle ambiental da Seman.

A avaliação levou em conta o desempenho ambiental de cada município em dez diretivas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Nesta edição do programa foram avaliados os 645 municípios, dos quais apenas 134 tiveram pontuação igual ou superior a 80 (Foto: Divulgação)

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software