Neste domingo (26), a cidade de Santos comemora 479 anos de história / Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Neste domingo (26), a cidade de Santos comemora 479 anos de história com diversos motivos para celebrar. Em novembro, o município foi destacado no ranking das 100 melhores cidades para se viver no Brasil. A avaliação, baseada em 15 critérios, integra o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), no qual Santos ocupa a 11ª posição.
Os 15 indicadores considerados na pesquisa avaliam áreas essenciais para a qualidade de vida, como segurança, saneamento básico, educação e saúde. O levantamento foi conduzido pela Macroplan Analytics.
Continua depois da publicidade
Com base em um estudo envolvendo 404 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, Santos foi apontada como a 11ª cidade mais competitiva do país, superando várias capitais e mantendo sua posição de destaque na dimensão ESG (Ambiental, Social e Governança).
Este indicador reconhece os municípios que se destacam na prestação de serviços públicos, tornando-se atrativos para empresas, profissionais e estudantes que buscam locais propícios ao desenvolvimento.
Continua depois da publicidade
Pelo terceiro ano consecutivo, Santos conquistou o primeiro lugar no eixo de Urbanismo do Ranking Connected Smart Cities 2024. A classificação máxima foi alcançada graças aos constantes investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e tecnologia. Este reconhecimento é resultado de uma parceria entre a Urban Systems e a Necta.
Além disso, a cidade recebeu o selo ouro como referência em cidades inteligentes.
Santos lidera na região e se destaca entre as 10 melhores cidades do país para viver, ocupando a terceira posição nacional em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Continua depois da publicidade
Uma pesquisa da Delta Economics & Finance (DEF), publicada pela Revista Exame, posicionou Santos como a segunda melhor cidade do Brasil para criar filhos. O levantamento avaliou fatores como custo de vida, IDH e índices de violência.
De acordo com o estudo, a cidade oferece um ambiente seguro, com baixos índices de violência, e conta com uma rede eficiente de serviços públicos. O sistema educacional da cidade é reconhecido pela sua qualidade, proporcionando uma base sólida para a educação infantil.
O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade 2023 posicionou Santos como a terceira melhor cidade do Brasil para acolher a população acima de 60 anos. O estudo, realizado pelo Instituto de Longevidade (IDL), considerou critérios como saúde, impacto socioambiental e economia para determinar os melhores locais para aposentadoria.
Continua depois da publicidade
Segundo o Ranking de Sustentabilidade dos Municípios 2024, Santos é um modelo nacional em ESG e ocupa a terceira posição no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estipulada pela ONU.
A cidade obteve nota máxima na dimensão Ambiental, mantendo-se líder desde 2021, e melhorou nas dimensões de Governança e Social, alcançando o 22º e 5º lugares, respectivamente.
Entre os avanços de 2024, destacam-se as melhorias nos índices de mortalidade por causas indeterminadas (98,38 pontos), mortes juvenis por violência (91,06 pontos) e óbitos em transportes (88,59 pontos).
Continua depois da publicidade
A Estação Elevatória com Comportas (EEC) Marcos Diniz, situada na Zona Noroeste, foi premiada como uma das Melhores e Maiores Obras de 2024 na categoria de combate às enchentes.
Em julho, Santos foi novamente reconhecida por seus programas socioambientais, ocupando a 39ª posição no Índice de Progresso Social (IPS Brasil), que mede a qualidade de vida dos municípios brasileiros.
Entre as 10 cidades litorâneas com mais de 100 mil habitantes, Santos é a mais segura da Baixada Santista e ocupa o 4º lugar nacional em segurança.
Continua depois da publicidade
Santos se destacou na 8ª posição do Ranking de Saneamento 2024, conduzido pelo Instituto Trata Brasil, e ocupa o 9º lugar entre as cidades que mais aderem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O índice avaliou fatores como coleta regular de resíduos, sustentabilidade financeira e reciclagem.
Santos mantém desde 2017 a classificação máxima no Mapa do Turismo Brasileiro, reafirmando sua estratégia de desenvolvimento pelo setor. Já na educação, a Secretaria Municipal foi agraciada com o selo ouro do 'Compromisso Nacional com a Alfabetização', uma iniciativa do Ministério da Educação que reconhece as ações realizadas na rede municipal.