Cotidiano

Santos abre votação para escolher ave-símbolo da Cidade

O concurso também vai sortear, entre os participantes, exemplares do livro "Guia de Campo: Aves da Costa da Mata Atlântica”, que é o primeiro guia de aves da Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 12/10/2021 às 09:21

Atualizado em 12/10/2021 às 09:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Além de abundante na região, o macho do Tiê-Sangue possui uma plumagem vermelha, característica presente, também, na bandeira de Santos. / Leonardo Casadei/PMS

Continua depois da publicidade

Em celebração ao Dia da Ave, comemorado nesta terça-feira (5), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) promove uma votação aberta ao público para eleger a ave-símbolo de Santos. A eleição, que segue até o dia 15, ocorre de forma on-line aqui e oferece dez opções de escolha.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

De acordo com a bióloga da Semam, Sandra Pivelli, que colabora no processo seletivo, “eleger uma ave-símbolo conecta o munícipe com o meio ambiente, criando um sentimento de pertencimento e conservação. A partir do momento que a gente conhece melhor uma ave e tem uma identificação com ela, passamos a preservá-la. Também tomamos consciência da importância do ambiente em que ela está inserida”. 

O concurso também vai sortear, entre os participantes, exemplares do livro "Guia de Campo: Aves da Costa da Mata Atlântica”, que é o primeiro guia de aves da Baixada Santista, lançado em novembro de 2020 pelo fotógrafo Leonardo Casadei. O guia, com mais de 300 páginas, traz fotos e informações de 270 espécies da região.

Continua depois da publicidade

O anúncio do resultado da votação ocorrerá no dia 16. Os brindes serão sorteados entre os votantes do exemplar vencedor. A partir do resultado, a a ave escolhida passará a ser um dos focos de trabalho dos programas de educação ambiental desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente, como os realizados no Jardim Botânico, Orquidário e Aquário.

AVES 

A seleção das espécies foi feita por uma comissão técnica da Semam, levando em consideração critérios técnicos, com objetivo de estimular o conhecimento sobre a natureza da região. “Selecionamos aves nativas que possuem características relevantes. Alguns são mais numerosos e podem ser observados com mais facilidade e são mais populares. Outros foram escolhidos por sua beleza. Algumas aves também foram escolhidas, por exemplo, pelo seu tamanho. Elas se destacam na paisagem e são muito admiradas”, afirma Sandra.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software