Cotidiano

Santos 479 anos: Túnel da Zona Noroeste virou lenda urbana; saiba mais

Promessas remontam administrações seguidas e população, principalmente a trabalhadora, sofre diariamente

Carlos Ratton

Publicado em 26/01/2025 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Há pelos menos 60 anos se fala no Túnel da Zona Noroeste / Reprodução

Continua depois da publicidade

Entra ano, sai ano e um dos presentes de aniversário mais esperados pelo santista - o túnel do maciço central, unindo as zonas Leste e Noroeste de Santos - nunca chega. Nas últimas eleições, o Diário cobrou o equipamento de Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL). O primeiro foi reeleito e nenhum anúncio até hoje.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Assessoria de Rogério Santos informa que as tratativas com os governos Federal e Estadual foram iniciadas. No último mês de fevereiro, em reunião com o governador Tarcísio de Freitas, na Capital, o prefeito destacou a importância da obra para a mobilidade urbana não só em Santos, mas para a Baixada Santista, uma vez que ela cria um novo corredor viário que estará conectado ao futuro túnel imerso entre Santos e Guarujá, que fica na mesma direção, e ao projeto da terceira pista da Imigrantes, já anunciada.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Frota de ônibus de Santos cai pela metade aos domingos; entenda

• Candidatos a prefeito de Santos querem tirar túnel da Zona Noroeste do papel

• Santos garante inclusão de túnel da Zona Noroeste em obras com desestatização do Porto

"A obra, que tem projeto básico da Prefeitura Santos, foi pré-selecionada pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Estado de São Paulo, com a recomendação do governador, desenvolve estudos de viabilidade para sua inclusão ao projeto da nova pista da Imigrantes, já que o túnel ligará Santos a São Vicente, criando um novo acesso entre os dois municípios e uma terceira entrada a Santos", informava, ano passado, a Administração em nota.

Continua depois da publicidade

Em 11 de fevereiro de 2022, o Diário publicou que a construção do túnel unindo as zonas Leste e Noroeste de Santos foi incluída no pacote de obras que seriam executadas na Cidade com a desestatização do Porto do Santos, após pedido da Prefeitura.

Os investimentos, que somariam R$ 16 bilhões, também contemplariam a construção do túnel submerso, interligando Santos e Guarujá, e o viaduto da Alemoa, que contribuirá na expansão industrial do bairro.

Todas as informações foram anunciadas à época pelo então ministro da Infraestrutura e hoje governador, Tarcísio de Freitas, ao prefeito Rogério Santos, durante visita ao Paço Municipal. Na oportunidade, ele apresentou o modelo previsto pelo Governo Federal para a desestatização do Porto de Santos.

Continua depois da publicidade

Há pelos menos 60 anos se fala no Túnel da Zona Noroeste, mas desde 1994, gestão do então prefeito David Capistrano (PT), ele se tornou um verdadeiro fantasma que assombra o Paço Municipal Santista. Mas foi nos governos Beto Mansur (PP), João Paulo Tavares Papa (MDB) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) que o assunto foi bastante explorado eleitoralmente.

Trânsito

Estima-se que o tão esperado túnel - o maior sonho dos cerca de 120 mil habitantes da Zona Noroeste, depois do fim das enchentes, iria beneficiar cerca de um milhão de moradores da Baixada Santista, formando uma nova ligação viária entre o Marapé (Santos) e São Jorge (São Vicente), cortando o morro, desafogando o trânsito das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes.

Presente: ônibus caro e frota insuficiente

Pobre do trabalhador ou trabalhadora que precisar do transporte público nos finais de semana e feriados (como no Dia de aniversário da Cidade), quer para trabalhar, para uma emergência qualquer ou até mesmo para o lazer. Isso porque o transporte público só é eficiente de segunda à sexta-feira.

Continua depois da publicidade

A informação se comprova nos pontos de ônibus e em números oficiais. "Um total de 200 coletivos opera em dia útil. Exatos 107 coletivos operam aos sábados e 87 ônibus aos domingos", informou recentemente a Administração santista.

Segundo argumenta, a redução da frota é proporcional à quantidade de passageiros, que nos finais de semana é menor, mas de forma que a oferta atenda a demanda. E não há previsão de aumento do número de ônibus, apenas readequação da frequência e alteração de horários, caso haja necessidade, a fim de melhorar o serviço ao usuário.

Mesmo com praticamente a metade da frota operando nos finais de semana e feriados - como se nesses dias ninguém trabalhasse - o subsídio mensal repassada à empresa é de R$ 2,25 milhões por mês (27 milhões por ano). Ou seja, o usuário paga indiretamente o aporte à empresa mesmo aos sábados e domingos.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Santos explica que, em abril de 2024, congelou a tarifa, ampliando os recursos destinados ao subsídio mensal de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões. Assim, o reajuste não foi repassado ao usuário, que continuou pagando pela passagem os atuais R$ 5,25, valor que vigora até o momento.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software