Cotidiano

Santos, 469 anos de tradição e modernidade

14 pontos turísticos agradáveis em Santos e que são pouco conhecidos até por quem mora na Cidade

Publicado em 26/01/2015 às 11:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

“Santos, cidade linda, maravilhosa para se viver”. Marcelo Totti já sabia o que a Revista Exame publicou no final do ano passado. Com pouco mais de 400 mil habitantes, o município é o primeiro na lista das melhores grandes cidades do Brasil, segundo pesquisa da DeltaEconomics&Finance/América Economia. Na lista da ONU, Santos é a sexta colocada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

E são muitos os motivos que fazem da cidade uma das melhores para se viver. É por isso que a Reportagem do Diário do Litoral destacou 14 pontos turísticos que todos deveriam conhecer na cidade – seja morador ou turista.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Aniversário de Santos: Bonde tem desconto de 50% hoje

• Consumidor: Atenção para não ter dor de cabeça na viagem de Carnaval

• Investigadas na Lava Jato realizam obras na Baixada Santista

Santos, 469 anos de tradição e modernidade (Foto: Divulgação)

Edifício Verde Mar
Projetado e construído na década de 50, o Condomínio Parque Verde Mar é um marco na orla de Santos. Obra do arquiteto Artacho Jurado (que também projetou o edifício Enseada, na Ponta da Praia), o prédio se destaca por conta de suas formas ousadas e cores fortes. Ao contrário do que é divulgado na internet, o condomínio explicou à Reportagem do Diário do Litoral que a cobertura do Verde Mar, que fica na praia do Boqueirão, não é aberta para visitação, mas oferece uma das vistas mais bonitas da orla.

Continua depois da publicidade


Edíficio Verde Mar (Foto: Diário do Litoral)

Restaurante Escola na Estação do Valongo
Inaugurada em 1867, pela São Paulo Railway, e desativada em 1996, com a extinção do transporte de passageiros, a estação do Valongo hoje é sede do Restaurante Escola Estação Bistrô. Lá você pode saborear a famosa meca santista, eleito o prato típico de Santos em 2005, além de outras especialidades do chef. O restaurante fica na Praça Marques de Monte Alegre, s/n.

Memorial das Conquistas
Mesmo para quem não é torcedor do Santos, o Memorial das Conquistas é um passeio imperdível em Santos. Todas as taças do time brasileiro mais vencedor da história reunidas em um só lugar, além de uma oportunidade de conhecer o gramado da Vila Belmiro, por onde desfilaram craques como Pelé, Coutinho, Pepe, Neymar e Robinho. O estádio Urbano Caldeira fica na rua Princesa Isabel, s/n.

Continua depois da publicidade

Mercado de Peixe
Ponto de referência no quesito “pescados”, o Mercado de Peixe, e seus “boxes”, é um dos cartões postais mais famosos da cidade. O espaço atrai turistas não só pelo comércio de frutos do mar, mas também pelas garças brancas que visitam o local diariamente. O Mercado de Peixe fica na praça Gago Coutinho, s/n, na Ponta da Praia.


Mercado do Peixe (Foto: Matheus Tagé/DL)

Ilha de Urubuqueçaba
A ilha, que marca a divisa entre Santos e São Vicente, fica na praia do José Menino, e em dias de maré baixa é possível alcançá-la caminhando.

Continua depois da publicidade

Pracinha do SESC
Localizada no canal 5, em frente ao SESC, a praça é uma boa pedida para quem gosta de passear com o cachorro ou andar de bicicleta. Na praça ainda funciona a tradicional “feirinha hippie” aos domingos.

Gibiteca
Localizada no posto 5, no Boqueirão, a gibiteca de Santos é ponto de encontro de fãs de histórias em quadrinhos (e abrigo para quem quiser se esconder do sol forte na praia). Inaugurado em 1992, o local recebe durante o ano inteiro eventos e debates com escritores e quadrinistas.

Museu Pelé
Pelo nome já dá para saber do que se trata: o Museu Pelé é um espaço dedicado a exaltar o maior jogador de futebol de todos os tempos. Inaugurado durante a Copa do Mundo, o museu é moderno, interativo, além de ter em seu acervo milhares de objetos do acervo pessoal do Rei. Este mês, o local funciona todos os dias, das 10 às 19horas, com bilheteria aberta até às 18horas. Já em fevereiro, abre no horário de janeiro até o dia 17, após isso todos os dias, das 10 às 18 horas, com bilheteria aberta até às 17 horas. O ingresso custa R$ 18. Na terça-feira tem valor especial: meia-entrada para todos. O Museu fica no Bairro do Valongo.

Continua depois da publicidade


Interior do Museu Pelé (Foto: Matheus Tagé/DL)

Aquário de Santos
Um dos pontos turísticos mais famosos de Santos, o Aquário de Santos é um lugar que sempre vale a visita. Inaugurado em 1945, com a presença do então presidente Getulio Vargas, o aquário é o mais antigo do país. O recinto do leão marinho é sempre uma atração à parte, desde os tempos em que o saudoso Macaé ocupava o tanque. Atualmente, o leão marinho Abaré-Inti é a principal atração do local. O Aquário fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/n, na Ponta da Praia.

Teatro Municipal Brás Cubas
Inaugurado em 1979, o teatro está instalado no Centro de Cultura Patricia Galvão, que hoje recebe exposições de artistas locais e de fora também. Assinado pelos arquitetos Osvaldo Correa Gonçalves, Abrahão Sanoviks e JulioKatinsky, o Municipal é famoso por sua estrutura arrojada e moderna. O teatro fica na Avenida Senador Pinheiro Machado, 48.

Continua depois da publicidade

Museu da Bolsa do Café
Um dos prédios mais famosos de Santos, o da Bolsa Oficial do Café, foi inaugurado em 1922, como sede principal das negociações de café no Brasil. Depois de encerrar as atividades, em fins da década de 70, o local reabriu como museu em 1998. Tudo está muito bem preservado, inclusive a sala do pregão e os painéis e o vitral do artista Benedito Calixto. A Bolsa do Café fica na rua XV de Novembro, no centro histórico.

Laje de Santos
Citada até por Chorão na música “Tamo aí na atividade” (“um dia eu levo ela pra ver o pôr do sol da laje”), a Laje de Santos é um dos principais pontos de mergulho do Estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

O local é famoso por conta de sua excelente visibilidade e grande diversidade de vida marinha. Golfinhos, aves marinhas e até baleias aparecem no local para fazer a alegria dos mergulhadores.

Praça Palmares
A pista de skate mais clássica da cidade passou por uma reforma em 2014 e segue como o point favorito dos skatistas de Santos. A praça fica no canal 4, esquina com a Avenida Afonso Pena, e é possível chegar facilmente por meio da ciclovia.

Pista de skate Alexandre Magno Abrão - Chorão
A pista de skate do Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino) ganhou em 2013 o nome de um dos maiores ídolos da história da cidade, Alexandre Magno Abrão, Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. Mesmo para quem não anda de skate, a pista é uma grande pedida para quem quiser apreciar um belo visual em um fim de tarde (fica de frente para a Ilha de Urubuqueçaba).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software