Cotidiano

Santista compõe e canta canções com sonho de chegar a ídolos

Moradora da Zona Noroeste, dona Cicera Maria Alves, de 63 anos, tem várias composições escritas em diversos cadernos que ela guarda em casa há anos

LG Rodrigues

Publicado em 09/08/2021 às 08:00

Atualizado em 09/08/2021 às 10:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ela carrega a esperança de que as canções cheguem aos ouvidos dos artistas dos quais Cicera é tão fã / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Tudo começou com a vontade que a 'dona' Cicera Maria Alves, de 63 anos de idade, tinha de ler a bíblia. Com o tempo, o aprendizado que à levou até escrita e leitura, entretanto, tomou rumos que romperam a barreira do mundo real e trouxeram a moradora do bairro da Caneleira, em Santos, até a internet. Hoje, ela é dona de um canal no Youtube e de uma conta no TikTok onde canta músicas compostas por ela mesma e que carregam em suas letras a esperança de que as canções cheguem aos ouvidos dos artistas dos quais Cicera é tão fã.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A história de Cicera, entretanto, não começou na Baixada Santista. Natural de Porteiras, município do Estado do Ceará, que fica a 500km de distância de Fortaleza, e que tem aproximadamente 15 mil habitantes, ela chegou em Santos há muitos anos e foi por aqui que a vida da cearense começou a mudar.

Continua depois da publicidade

"Eu não tenho estudo alto. Aprendi a ler mais pela Bíblia, gosto muito de ler a Bíblia e eu copio. Na palavra da Bíblia mesmo é que me vem inspiração de escrever a letra das músicas. Ela já vem com a melodia e tudo e eu já começo a cantar na hora, então acho que é dom de Deus, né?", afirma.

Inicialmente, Cicera começou a compor para si, mas revela que a vontade de cantar já vinha desde que era bem pequena, embora ela nunca tenha recebido muitas oportunidades de aprender e desenvolver o canto na infância.

Continua depois da publicidade

"Eu sempre quis cantar. Estudei no Nordeste, naquela vida difícil do Nordeste, e não passei da primeira série primária, mas na escola tinham aquelas festas de dia das mães e eu gostava de participar de coral. E aqui em Santos, na Paróquia Santa Margarida Maria, onde faço parte, eu cantava nos grupos de oração".

Pouco antes de começar a compor, a moradora da Zona Noroeste revela que mantinha alguns diários espirituais onde escrevia diariamente, mas os perdeu durante uma enchente que atingiu seu bairro e que fez com que ela perdesse um guarda-roupa. Foi neste momento em que ela tentou recomeçar esse trabalho que 'dona' Cicera mudou o foco e começou a escrever canções que dedicava a artistas dos quais era fã.

"Não sei nem se você vai acreditar, mas eu dizia 'essa letra é pro cantor 'fulano', que está passando por uma situação tal', tu nem deve acreditar, mas o que tô falando é verdade. Aí eu escrevia aquilo ali e dizia, 'meu Deus, será que eu tô ficando maluca? Mas não, naquele momento fulano tá passando e essa melodia vai chegar na mão dele", conta Cicera.

Continua depois da publicidade

Mas a realidade, de fato, é que as músicas compostas por ela começaram a chamar a atenção da família, que ficou impressionada com algumas letras e decidiu que a santista deveria levar seu trabalho para o restante do mundo. Foi quando uma neta de Cicera abriu as portas da internet para a cantora e compositora mais velha da família.

"Faz tempo que tenho essas letras, não é de agora, e aí a minha neta de 11 anos chegou pra mim e falou, 'vó, ninguém vai saber que a senhora tem música se a senhora não contar. Vamos criar um canal pra vó'. E aí minha neta criou uma montagem de uma música chamada 'Passos na Areia' onde canto acompanhada de um rapaz da igreja que toca violão".

Com esse 'empurrãozinho' da neta, 'dona' Cicera chegou ao mundo virtual e hoje ela já tem várias composições suas no canal 'Cicera Maria' além de uma conta no TikTok com o perfil 'cicera_maria19'. Grande fã de Amado Batista, ela tem composições dedicadas a Simone & Simaria, Gusttavo Lima, Marília Mendonça, César Menotti & Fabiano, Padre Fábio de Melo entre outros. O sonho é ver alguma de suas músicas chegando aos artistas.

Continua depois da publicidade

"Eu adoraria que uma das minhas músicas chegasse também a Chitãozinho e Xororó", conclui.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software