O plano deverá contemplar monitoramento intensivo com a implantação de estratégias específicas / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez em sua história, Guarujá terá um plano especial de contingência para o período do Carnaval, considerando o aumento significativo do fluxo de pessoas no município e o consequente impacto sobre as redes de água e esgoto.
A iniciativa faz parte de um plano de adequações e melhorias nos serviços de saneamento da cidade, apresentado recentemente pelo novo secretário municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática, Bruno Tacon Cardoso, à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.
Continua depois da publicidade
"A empresa se mostrou solícita e já deu aval em relação ao Carnaval", disse Cardoso.
O plano deverá contemplar monitoramento intensivo com a implantação de estratégias específicas para o monitoramento contínuo das redes de água e esgoto, com foco em prevenir falhas e identificar problemas de forma proativa.
Continua depois da publicidade
Também ações de resposta rápida, como o estabelecer protocolos de resposta imediata para emergências, como extravasamentos, interrupções no abastecimento de água e problemas operacionais; disponibilizar equipes técnicas capacitadas para intervenções emergenciais em tempo hábil e de plantão que garanta a alocação durante todo o período festivo, com cobertura em tempo integral, incluindo suporte técnico e operacional para atendimento de demandas emergenciais.
E mais: o desenvolvimento um canal de comunicação efetivo para informar a população em caso de eventuais problemas ou interrupções temporárias, com orientações claras e suporte rápido e, após o período do Carnaval, a Sabesp vai apresentar um relatório detalhado das ações realizadas, problemas enfrentados e soluções implementadas, permitindo a análise de melhorias para eventos futuros.
Além do atendimento especial para o Carnaval, a Sabesp deverá adotar em Guarujá, a pedido do secretário, um Plano de Resposta a Emergências Ambientais para possíveis casos de extravasamento da rede de esgoto, considerando tais incidentes como emergências ambientais de alta prioridade.
Continua depois da publicidade
Também revisar o plano de investimentos em saneamento do município, detalhando as soluções propostas para os problemas existentes e os desafios futuros; elaborar e enviar relatórios detalhados bimestralmente sobre as ações realizadas no município, utilizando modelo e indicadores de desempenho previamente aprovados pela Prefeitura e retomar o programa "Caça-Esgoto" ou "Esgoto-Certo" com foco na identificação e eliminação de ligações clandestinas ou irregulares no sistema de esgoto do município.
Em Guarujá, a Sabesp também deverá reavaliar o projeto das Válvulas de Redução de Pressão (VRPs) para assegurar que sua operação não comprometa o abastecimento de água, especialmente em alta demanda e submeter relatórios anuais de auditoria independente que permitam uma avaliação abrangente das operações realizadas no município de Guarujá, garantindo transparência e conformidade com os objetivos estabelecidos.
Por fim, deverá elaborar e apresentar um plano detalhado para a expansão das redes de esgoto e de abastecimento de água, bem como o aumento da capacidade de armazenamento e distribuição no município de Guarujá e atender demandas de curto e médio prazos.
Continua depois da publicidade
"Reforçamos a importância de atender integralmente aos prazos estabelecidos e enfatizamos que o sucesso das ações depende de um trabalho colaborativo entre a SABESP e a Prefeitura. Este alinhamento é essencial para garantir que as necessidades da população sejam atendidas de forma eficiente, promovendo a sustentabilidade dos serviços de saneamento e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no município", acredita Bruno Tacon.