Continua depois da publicidade
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 de Praia Grande realizou 528 atendimentos, das 19 horas de sexta-feira (8) às 7 horas da quarta-feira de cinzas (13). O SAMU faz todo tipo de socorro médico e a maior demanda ficou por conta de quedas acidentais e acidentes de trânsito. Não houve registro de solicitação de atendimento a afogados durante o período de Carnaval.
De acordo com coordenador do SAMU, Gerson Claudino, os atendimentos não surpreenderam as equipes. “Embora tenhamos registrado alguns momentos de pico, com poucas chamadas em espera, o número de solicitações ficou dentro de nossas expectativas, e a estrutura montada para o período foi eficiente”, disse.
Para o Carnaval, o SAMU contou com 40 profissionais de saúde, trabalhando 24 horas. Além das quatro ambulâncias convencionais e uma ambulância UTI, o SAMU contou ainda com uma ambulância UTI extra, para remoção de pacientes graves, além de outras quatro ambulâncias de reforço.
O serviço tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O objetivo é reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Continua depois da publicidade