Cotidiano

Samu de Santos inicia atendimento com quadriciclo na praia

As ocorrências mais comuns na orla estão relacionadas a insolação, pequenos ferimentos e cortes, e ao consumo excessivo de bebida alcoólica

Jeferson Marques

Publicado em 17/12/2022 às 18:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Santista e turistas que usam a praia em Santos durante finais de semana na temporada agora podem contar um reforço para situações de emergência.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Neste sábado (17), profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos passaram a fazer o patrulhamento da orla com quadriciclos para agilizar o atendimento médico de socorro, de forma até a aumentar as chances de salvar vidas em casos mais graves.

Continua depois da publicidade

A Cidade é a primeira do litoral de São Paulo a contar com os veículos para o atendimento do Samu nas praias. “É difícil para as ambulâncias e até mesmo as motos chegarem na faixa de areia. Então, é um recurso a mais que oferecemos, porque quanto mais cedo for prestado o socorro, melhor para a vítima”, afirma o técnico de enfermagem Danilo Utescher Intrieri.

Os profissionais têm em mãos aparelhos de rádio com rastreador para facilitar a chegada a até o local da ocorrência, explica o condutor-socorrista Júlio Claro. “Com o quadriciclo na areia e a localização inteligente, o tempo-resposta é bem mais rápido, porque a central está a todo instante nos rastreando”.

Continua depois da publicidade

Os quadriciclos estão equipados com cilindro de oxigênio e desfibrilador externo automático (DEA), material para reanimação. “Tudo o que tem em uma ambulância para primeiro atendimento, temos aqui. Com exceção, claro, de maca. Faremos o atendimento até a chegada de um veículo, caso haja necessidade de remoção, mas aí a vítima já está atendida nesses minutos essenciais”, explica Danilo.

As ocorrências mais comuns na orla estão relacionadas a insolação, pequenos ferimentos e cortes, e ao consumo excessivo de bebida alcoólica. Para os casos de afogamento, os bombeiros continuarão a tirar as pessoas da água, e o Samu seguirá com atendimento na areia.

Os quadriciclos ficarão na base da antiga ilha de conveniência, no Boqueirão, e circularão pelas praias nos finais de semana e feriados, das 8h às 18h.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software