No caso do IPI, a isenção é sobre o preço de qualquer carro até R$ 200.000 / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A lei 8.989 garante que alguns brasileiros tenham direito a compra do popularmente conhecido carro PcD. Esta lei foi atualizada em 2021 e ampliou alguns direitos de quem precisa adquirir este tipo de bem.
A Receita Federal do Brasil é a entidade responsável por autorizar a compra de um veículo novo com redução ou isenção de tributos no valor total por pessoas que se encaixam em determinados perfis, conforme uma lista doenças ou deficiências pré-estabelecida.
Continua depois da publicidade
Veja abaixo as principais dúvidas e respostas sobre compra de carro PcD com isenção de impostos.
O que é a compra de carro PcD e quais impostos estão envolvidos?
Continua depois da publicidade
Após avaliação, a Receita Federal concede o aval para que o cidadão compre um carro com isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e/ou IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental severa ou profunda, ou transtorno do espectro autista podem obter a isenção de IPI, para um único carro, a cada 3 (três) anos.
A isenção de IPI é limitada para carros com motor de até 2.000 cilindradas (2.0), com, no mínimo, 4 portas (contando o bagageiro) e movidos a combustível de origem renovável, sistema reversível de combustão, híbrido ou elétrico.
Continua depois da publicidade
Já a isenção de IOF pode ser obtida somente uma única vez e aplica-se apenas a automóveis de passageiros de até 127 HP de potência bruta, segundo a classificação normativa da Society of Automotive Engineers (SAE).
No caso do IPI, a isenção é sobre o preço de qualquer carro até R$ 200.000. No caso do ICMS, o valor dos carros elegíveis é de 100 mil.
Quem tem direito à compra de carro PcD?
Continua depois da publicidade
A pessoa com deficiência física, visual, auditiva, mental severa ou profunda, ou transtorno do espectro autista, ainda que menor de 18 (dezoito) anos, diretamente ou por intermédio do seu representante legal.
REQUISITOS
Quais os documentos necessários para solicitar a autorização de compra de um carro PcD?
Continua depois da publicidade
Apesar de não ser necessária a avaliação biopsicossocial, o interessado em obter o benefício deve reunir alguns documentos para serem apresentados à Receita Federal de forma online. São eles:
Documento de identificação oficial do beneficiário;
Documento de identificação oficial do representante legal, se for o caso.
Continua depois da publicidade
Documento que comprove a condição de representante legal, como contato social (se pessoa jurídica), certidão de nascimento, termo de curatela, etc.
Laudo médico de Deficiência Física e/ou Visual
Laudo médico de Deficiência Mental Severa ou Profunda
Continua depois da publicidade
Laudo médico de Autismo
Da certidão de nascimento atualizada do beneficiário, na qual esteja identificado o seu responsável legal, no caso de requerimento transmitido por tutor ou curador.
Se requerido por procurador
Continua depois da publicidade
Procuração; e
Documento de identificação oficial do procurador.
Observações
O laudo médico de avaliação deve ser emitido por:
- prestador de serviço público de saúde;
- por serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde (SUS); ou
- pelo Detran, por suas clínicas credenciadas, ou por intermédio de serviço social autônomo, sem fins lucrativos, criado por lei.
Os documentos entregues em papel devem ser vias originais ou cópias autenticadas.
A assinatura com certificado digital pelo e-CAC dispensa a necessidade de juntar documentos de identificação.
O uso de procuração eletrônica no e-CAC dispensa a necessidade de juntar procuração.
Em quanto tempo sai o resultado da análise?
O resultado preliminar da autorização para compra do carro sai em cerca de 72 horas. Para consultar o resultado do pedido, acesse o sistema após 3 dias. Não será enviado nenhum documento para o seu endereço.
A Receita Federal só entrará em contato se o requerimento cair em malha. Neste caso, você poderá ser intimado para apresentar mais informações.
Se o pedido for rejeitado, o candidato pode apresentar recurso administrativo, no prazo de 10 (dez) dias, contado da ciência. Para recorrer, utilize o mesmo canal da solicitação.
Caso seja aprovado, o beneficiado pode levar a documentação de aprovação à loja de interesse para realizar a compra com a redução ou isenção de tributos.
Outras dúvidas sobre a compra de carro PcD podem ser obtidas no site:
Continua depois da publicidade