Cotidiano
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Marcelo Villares atuou como vice-prefeito da Cidade nos dois últimos mandatos / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
Desta vez, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Marcelo Villares (União) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Bertioga. O prefeiturável é natural de São Paulo (SP), atua como empresário. Aos 51 anos, Villares se candidata a prefeito pela primeira vez. No entanto, já participou de outras eleições como vereador e vice-prefeito, cargo que ocupou no Executivo nos dois últimos mandatos.
Marcelo Villares: “A saúde é o principal pilar no qual iremos trabalhar para buscar melhorias, pensando no bem-estar da nossa população bertioguense. Cada passo conta para avançar nas questões da saúde pública. Meu compromisso vai ser fortalecer a Atenção Básica em Saúde para ampliar a cobertura e qualidade da saúde preventiva. Tenho inúmeras propostas, erguidas com a contribuição de quem vive o dia a dia dos equipamentos, para fortalecer as frentes da saúde da mulher, saúde preventiva, controle de zoonoses. Vamos buscar a ampliação das ofertas de consultas em especialidades, a implantação e criação de novos centros de serviços, para idosos, adultos com TEA, mães. Além de buscar a capacitação permanente dos profissionais da saúde, pensando na assistência, qualidade e humanização. Tomando por referência o nosso trabalho para a criação do UNIBEM - Unidade de Especialidades Médicas - que soma 26 especialidades e é um equipamento 100% custeado pelo município. É possível fazer mais”.
Continua depois da publicidade
Villares: “A educação é a principal ferramenta para moldar o futuro de Bertioga. Como um pai que sempre pegou no pé dos filhos, tenho como um dever garantir o que há de melhor para as nossas crianças. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já nos apontou duas vezes com a nota máxima na região da Baixada Santista e a minha missão é manter essa colocação, concentrando esforços e estímulos conjuntos. Valorizando os professores que são fundamentais dentro de sala de aula no processo de alfabetização. Criando projetos que encorajem a participação dos alunos e da comunidade. A escola tem que ser um ambiente acolhedor, seguro e atrativo para o aluno. Me comprometo em ampliar a educação bilíngue, libras, aprimorar a modernização dos processos de gestão e de aprendizagem com perspectiva digital, e garantir merenda de qualidade. Com toda segurança alimentar que precisam, materiais, mochila, caderno, uniformes de verão e de inverno”.
Villares: “As nossas paisagens são motivo de muito orgulho. Cresci em Bertioga, sou apaixonado por essa cidade, e hoje temos mais de 90% da mata preservada para continuar sendo cuidada. Como prefeito, pretendo elaborar um plano municipal de Adaptação e resiliência as mudanças climáticas. Além de revisar o plano de arborização urbana, para tornar nossa cidade mais verde, e implantar ações preventivas no plano de mata atlântica e plano de educação ambiental. Vamos moldar um futuro sustável sobre muitas mãos. Para o cotidiano da nossa população, também penso em ampliar a coleta seletiva, criar novos ecopontos e melhorar os recursos tecnológicos e recursos humanos para fortalecer o sistema de fiscalização e controle ambiental”.
Villares: “Bertioga tem sido cada vez mais procurada, não só como destino turístico, a qualidade de vida aqui atrai. E dentro dessa dinâmica a gente pensa nas modernizações, adaptações necessárias, pelo impacto e reflexos no trânsito de pessoas. Ampliamos o número de ônibus da linha municipal de transporte coletivo e pretendo aumentar ainda mais, com gestão estratégica para haver intervalos menores e atender todos os bairros. Muita gente na cidade usa a bicicleta, por isso a gente criou quase 40kms de ciclovias e ciclofaixas, e o meu objetivo também é ampliar esse número, além de estabelecer um programa de manutenção regular. Nesse plano da mobilidade, a gente inclui o asfaltamento e a criação de calçadas padronizadas com acessibilidade. Além da implantação de abrigos sustentáveis e modernos com iluminação”.
Continua depois da publicidade
Villares: “Para tornar a nossa segurança cada vez mais efetiva, meu compromisso vai ser investir em novas tecnologias para auxiliar as forças de segurança. Com drones, reconhecimento facial, softwares. Já estamos buscando ferramentas como A Muralha Digital, que vem para facilitar a troca de conhecimentos, informações, dados e tecnologias entre os governos Municipal, Estadual e Federal. Além de procurar acordos de Cooperação Técnica com o Governo Federal e Estadual para o uso de tecnologias de ponta para o mapeamento de pontos estratégicos de ação da Guarda Civil Municipal. Bertioga teve um aumento de 120% do efetivo da GCM, que hoje é a maior guarda armada por habitantes da Baixada Santista, somando esses recursos humanos, com ferramentas, capacitação, tecnologia, teremos uma cidade mais tranquila e preparada para combater a ação criminosa. Não posso deixar de citar, algo que muito me alegra, que é o programa dos GCMs nas escolas. Pretendo expandir esse projeto sobre cidadania e rede de apoio”.
Villares: “Vamos fortalecer o turismo e o comércio, e trazer capacitação para as pessoas conquistarem autonomia para trabalhar. Temos também obras de grande porte em andamento que vem valorizar ainda mais a cidade, e pretendemos explorar todo potencial turístico que Bertioga tem visando a rotatividade da economia, do setor hoteleiro, do comerciante. Isso também atrai os investimentos do setor privado, a instalação de novas empresas, como já vem acontecendo, grandes redes chegando a cidade, gerando emprego formal. Meu foco é manter essa constância, as obras, as melhorias. E governar com olhar cuidadoso para população que precisa de amparo, com um programa de geração de emprego e renda que considere os grupos de idosos, mães solo, mulheres vítimas de violência e que alcance os bairros, descentralizando essa ação. Outro compromisso é fomentar a criação de fundos municipais que viabilizem a concretização de projetos com os Conselhos, CMAS, CMDCA, Condefi”.
Continua depois da publicidade