A missa de Quarta-feira de Cinzas inicia o período quaresmal / Jennifer Balaska/Wikimedia Commons
Continua depois da publicidade
Após o Carnaval, os cristãos entram em um período de jejum, oração e caridade. Esta é a conhecida quaresma. Momento de reflexão para alguns e um período de "terror" para outros. Mas você sabe o que ela realmente significa?
A quaresma é um período de 40 dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. Esta é uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.
Continua depois da publicidade
Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa. Em 2025, a quaresma começará no dia 5 de março e terminará no dia 17 de abril.
Este período que antecede a Sexta-feira Santa é dedicado à reflexão e à conversão espiritual dos cristãos. É um tempo onde os fiéis se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. É neste período também que os cristãos evitam comer carne, sobretudo na Sexta-feira Santa.
Continua depois da publicidade
Durante a Quaresma, a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simbolizam tristeza e dor. O primeiro ritual deste período é feito na Quarta-feira de Cinzas, dia usado para lembrar a própria mortalidade. É também nestes 40 dias que sacerdotes como Frei Gilson fazem 'lives' na internet rezando o Rosário da Madrugada.
Na Santa Missa deste dia que finda o Carnaval, os fiéis são marcados na testa com cinzas. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.
Cerca de 200 anos após o nascimento de Jesus Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Só por volta do ano 350 que a Igreja aumentou o tempo de preparação para 40 dias, criando assim a Quaresma.
Continua depois da publicidade