Essa espuma também pode ser resultado do crescimento excessivo de algas / Reprodução/Viver em Santos
Continua depois da publicidade
No último domingo (30), uma ressaca atingiu cidades do Litoral de São Paulo e provocou uma espuma marrom que podia ser vista nos canais de Santos. Mas, calma, a espuma não é o que você pode estar pensando. Na verdade, trata-se de um fenômeno natural.
A espuma marrom surge, pois a agitação das ondas batendo nas rochas e quebrando na praia promove uma separação do material de gordura diluído na água. Essa gordura natural vem dos animais e vegetais e não é nociva para o meio ambiente.
Continua depois da publicidade
Essa espuma também pode ser resultado do crescimento excessivo de algas, que é estimulado por condições oceanográficas e climáticas.
O esgoto é o principal potencializador da formação dessas espumas, pois acelera o processo de crescimento das algas ao causar a mortalidade de organismos aeróbicos. A presença de esgoto também é responsável por alterar a coloração da água.
Continua depois da publicidade
É recomendado evitar contato com as águas nessas condições e ficar atento ao cheiro dela, que é indicativo de risco à saúde pública.
A Secretaria de Meio Ambiente afirma que a situação do último domingo foi de crescimento de algas, que não oferece risco à população.