De acordo com os historiadores, o ditado veio de Portugal / Márcio Ribeiro
Continua depois da publicidade
Você já ouviu a expressão que “fulano não tem eira e nem beira? ” Ela serve para dizer que uma pessoa não tem nada, é muito pobre ou não tem onde cair morto, mas você sabe de onde veio essa expressão?
De acordo com os historiadores, o ditado veio de Portugal, veja só:
Continua depois da publicidade
Eira significa um espaço de terra batida, lajeada ou cimentada, próximos às casas, nas aldeias portuguesas. Nestes locais, limpavam e secavam os cereais após as colheitas, para serem preparados para a alimentação ou armazenados.
Isso quer dizer que quem possuísse uma “eira” era um proprietário ou produtor, com terras, casas, bens, riqueza e status social.
Continua depois da publicidade
Beira é a aba de uma casa ou beiral, isto é, aquela extensão do telhado que serve para proteger da chuva.
Quanto mais posses tinha o dono da casa, mais camadas ele incluía no telhado, deixando-o mais extenso, formando a beira e a tribeira, o que eram características de algumas casas portuguesas construídas na época colonial. Sendo assim, quem não tinha eira nem beira não tinha casa e nem fonte de renda.
Tribeira é o telhado propriamente dito e que fica na parte mais alta. Quando a pessoa não tinha posses, não conseguia colocar muitas camadas na cobertura, mantendo apenas a tribeira em sua casa.
Continua depois da publicidade
O interessante da eira, beira e tribeira são as ondulações, que traziam muito charme para as casas.
Ainda de acordo com historiadores, a expressão ganhou popularidade, conforme a população pobre foi aumentando nas cidades e estradas.
A nossa língua é cheia de gírias e expressões diferentes e curiosas. Leia também sobre a palavra 'catraia' e seus vários significados.
Continua depois da publicidade