Cotidiano

Saiba como preparar uma Ceia de Natal exclusiva para seu pet

Médica veterinária indica receita de entrada, prato principal e sobremesa para o animal de estimação aproveitar a comemoração com a família

Da Reportagem

Publicado em 23/12/2021 às 20:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para pais e mães de pets esta ocasião é de extrema importância, pois muitos ingredientes e alimentos servidos na ceia de Natal não podem ser consumidos por animais de estimação / Divulgação

Continua depois da publicidade

Está chegando uma das celebrações mais tradicionais, que acontece há mais de 1.600 anos e marca uma comemoração especial para os cristãos em todo o mundo. O Natal é uma data especial e muitas pessoas preparam receitas saborosas para compartilhar esse momento com a família.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para pais e mães de pets esta ocasião é de extrema importância, pois muitos ingredientes e alimentos servidos na ceia de Natal não podem ser consumidos por animais de estimação. Apesar dos pets ficarem com vontade de comer o que os seus tutores estão degustando, a médica veterinária Thais Matos, especialista da área de Confiança e Segurança da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, explica que alguns destes alimentos podem fazer mal e intoxicar o pet.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Não dê um pet de presente neste Natal: planeje para ter um!

• 56% dos solteiros adotaram um pet na pandemia, mostra pesquisa

• Mercado pet cresce na pandemia e deve faturar mais de R$ 46 bi em 2021

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"A tão esperada ceia de Natal pode representar um perigo para os pets. Alguns molhos, por exemplo, são considerados fortes para o estômago de cães e gatos e podem causar pancreatite. O panetone, tradicional nesta época do ano, devido a quantidade de açúcar encontrada tanto nas frutas cristalizadas como na massa doce, também está na lista de alimentos proibidos", declara Thais.

Continua depois da publicidade

Entre os alimentos que fazem parte da lista de proibidos para os pets, estão ainda a rabanada, chocotone, salpicão, nozes e uva. Mesmo com as advertências é possível ter uma sugestão de refeição junto com o seu animal de estimação. Para te ajudar nesta tarefa, Thais Matos selecionou uma receita especial que inclui entrada, prato principal e sobremesa para ter uma celebração à altura do que o seu pet merece. Confira!

Receitas de Natal para a ceia do pet

Entrada: Sticks de Frango e Batata-doce

Continua depois da publicidade

Ingredientes:

02 batatas-doce

02 peitos de frango sem osso

Continua depois da publicidade

Como preparar?

Limpe o peito de frango, retirando toda a pele e gordura que possa conter. Corte em tiras grossas. Descasque as batatas, cortando em tiras mais finas do que as de frango. Preaqueça o forno em 120° C por 10 minutos. Em uma assadeira com papel alumínio, coloque as tiras de frango e, por cima, as tiras de batata-doce. Asse por cerca de 1h30. O ponto ideal é quando o stick estiver bem seco, como se fosse um petisco em palito. Espere esfriar para servir para o pet!

Nível nutricional: A batata-doce é um alimento muito bom para os cães pois possui fibras, vitaminas (A, B6 e C), minerais (potássio e manganês) e um alto poder anti-inflamatório. O frango é uma boa proteína para os cães. A receita de sticks de frango também pode ser servida para os gatos.

Continua depois da publicidade

Prato principal: Almôndegas de carne/frango com cenoura

As almôndegas de carne para cachorro são super fáceis de serem feitas e rendem várias porções. Depois de prontas, elas podem ser guardadas na geladeira por até três dias. Se seu cão é de porte pequeno, vale diminuir a receita para evitar exageros.

Ingredientes:

Continua depois da publicidade

500g de carne ou peito de frango moído

1 ovo

½ xícara de farinha de aveia

Continua depois da publicidade

xícara de cenoura cozida e picada

Uma pitada de sal

Um fio de azeite

Continua depois da publicidade

Como preparar?

Primeiro, deixe o forno pré aquecido a 180ºC. Com a cenoura cozida e picada em pedaços pequenos, misture o restante dos ingredientes até que ela ganhe uma consistência uniforme. Faça bolinhas com a massa da almôndega e deixe descansar por 10 minutos. Unte a assadeira com o fio de azeite e distribua as bolinhas ou, se preferir, forre com papel manteiga.

Deixe assar de 15 a 20 minutos. Quando esfriar, já pode servir para o seu cãozinho! Para gatos, o único ponto de atenção é o sal. Tem que ser uma pitada mínima, por conta da propensão a problemas renais que os felinos possuem.

Sobremesa: Iogurte Gelado de Banana

Ingredientes:

½ xícara de iogurte natural integral

1 banana madura

Um pouquinho de água

Como preparar?

Misture todos os ingredientes em um liquidificador, menos a água, e bata até ficar homogêneo. Adicione a água aos poucos, conforme o necessário para formar um creme. Despeje a mistura em forminhas (de gelo ou cupcakes) e congele tudo. Antes de servir, retire do congelador, desenforme e deixe derreter levemente por alguns minutos.

Nível nutricional: A banana é rica em vitaminas (A, B6 e C), fibras e minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio). O iogurte natural é um alimento com vários benefícios para a saúde dos cães, por ser fonte de cálcio e vitaminas do complexo B. Ajuda a prevenir problemas gastrointestinais, já que equilibra a microbiota ("flora") intestinal. A receita deve ser oferecida somente para os cães.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software