Cotidiano

Saiba como preparar sobremesas menos calóricas nas festas de fim de ano

Endocrinologista mostra que é possível preparar opções com menos calorias e que causem menos estragos na balança

Publicado em 25/12/2014 às 12:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Natal serve como inspiração para que as famílias caprichem na ceia e nas sobremesas, deixando a dieta de lado. No entanto, é comum que os mais comilões acumulem quilos extras depois de tantas extravagâncias. Apesar das delícias serem irresistíveis, é possível preparar opções com menos calorias e que causem menos estragos na balança.

Segundo a Dra. Myrna Campagnoli, endocrinologista, alguns ingredientes podem ser substituídos nas receitas tradicionais. “Por exemplo, o creme de leite pode ser trocado pelo iogurte, creme de abacate, ricota ou cottage. São opções mais leves e menos calóricas”, afirma a médica. Já o leite condensado conta com uma versão light, assim como o chocolate em pó, que pode ser substituído também pelo cacau em pó.

Já as receitas que pedem chocolate em barra, o ideal é substituir o tipo ao leite pela versão 70% cacau. “Além de preservar o sabor do cacau, este chocolate contém menos açúcar e é menos enjoativo”, diz a médica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Natal serve como inspiração para que as famílias caprichem na ceia e nas sobremesas, deixando a dieta de lado (Foto: Divulgação)

Com relação às frutas, a Dra. lista aquelas que contém menos de 40 calorias a cada 100 gramas. São elas: melancia, morango, framboesa, pêssego, melão, amora, ameixa e pera, podendo ser aproveitadas de formas variadas. “As frutas secas são muito calóricas, por isso seu consumo deve ser sempre moderado”, aponta. O mesmo vale para os panetones: todas as opções são muito calóricas. Porém, as versões com frutas têm menos gorduras do que as recheadas ou com coberturas.

“A regra é a moderação. Ela é a chave para uma alimentação variada, saborosa e saudável”, finaliza a médica. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software