A Lirida será vista com mais facilidade no hemisfério norte, mas também será possível ver no hemisfério sul / Reprodução/NASA
Continua depois da publicidade
Na próxima segunda-feira (21), será possível avistar do Brasil o ápice de uma chuva de meteoros Liridas.
Segundo o Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o fenômeno começou na última segunda-feira (14) e seguirá até o dia 30.
Continua depois da publicidade
O melhor momento para observar o momento astronômico no Brasil será na madrugada do dia 21, às 2 da manhã. Neste período, será possível observar até 18 meteoros por hora.
No mês passado, aconteceu o primeiro eclipse solar de 2025. O fenômeno ocorreu a partir das 5h50 e ficou visível em diferentes partes do mundo
Continua depois da publicidade
Os meteoros são pequenos corpos celestes que, ao entrar na atmosfera, queimam por conta do atrito e contato com moléculas de oxigênio.
A trajetória dessas rochas deixam um forte rastro brilhante, que chamamos de estrelas cadentes.
A chuva de meteoros Lirida é batizada por estar em direção da constelação Lira. Esse fenômeno acontece anualmente, geralmente no mês de abril.
Continua depois da publicidade
A Lirida será vista com mais facilidade no hemisfério norte, mas também será possível ver no hemisfério sul.
A velocidade média da queda dos meteoros é de 46 km/s.
É recomendado procurar um local com pouca iluminação para assistir a chuva, preferencialmente afastado de grandes centros urbanos.
Continua depois da publicidade
A lua estará em fase minguante, o que também pode desfavorecer a observação, porém isso não impede as pessoas de se encantarem com o evento.