Cotidiano

Saiba como atualizar cadastro de imóvel de forma online em Cubatão

Prefeitura disponibiliza pela internet um sistema para facilitar a atualização cadastral imobiliária

Da Reportagem

Publicado em 06/07/2024 às 14:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Sistema que atualiza cadastro de imóvel de forma online está disponível no site da Prefeitura / Divulgação/PMC

Continua depois da publicidade

Através do sistema "Atualiza Imóvel", proprietários de imóveis em Cubatão poderão transmitir a declaração de atualização cadastral à Administração Tributária Municipal. Esta é uma ação da Prefeitura para agilizar processos burocráticos e tornar digital os mais diversos serviços possíveis.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O novo sistema de atualização cadastral de imóveis funciona desde outubro do  ano passado. Em pouco tempo, a medida já tem trazido significativa economia de papel e grande redução do tempo na homologação dos processos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Maioria dos deputados não se importa com pátio de caminhões em Cubatão

• Cubatão reabre inscrições para concurso público; veja detalhes

• Petrobras inicia investimento de R$ 500 milhões em refinaria de Cubatão

Como fazer a atualização cadastral do imóvel em Cubatão

  • Para qualquer atualização pretendida na questão de atualização imobiliária, basta acessar a página do Atualiza Imóvel
  • Após o preenchimento e transmissão da declaração, os dados e documentos anexados pelo requerente são avaliados pela Divisão de Cadastro Imobiliário (DCIM) para posterior homologação e atualização cadastral do contribuinte e respectivo responsável pelo IPTU do imóvel.
  • Para facilitar essa medida, a Sefin lançou uma versão para cartorários e tabeliães, o chamado Atualiza Imóvel – Cartórios, a fim de realizarem a transmissão da Declaração de Transações Imobiliárias (DTIM) do município.

Economia

De acordo com Luiz Maia, diretor de Arrecadação da Sefin, a implantação da plataforma trouxe um impacto muito positivo tanto à Administração quanto aos proprietários de imóveis, pois “o que levava cerca de 90 dias, agora se consegue dentro de um prazo exequível de  48 horas”, conta

O diretor ainda ressalta que uma grande economia de papel. “Isso resultou em ganhos significativos ao serviço, uma média de 50 folhas por processo. Levando em conta dois mil processos por mês, imagine o que se poupou em termos de papel e  tinta. Tudo isso o meio ambiente agradece, sem contar que o munícipe deixou de carregar um pacote de documentos e essa papelada toda quando o serviço era presencial”.

Continua depois da publicidade

O novo formato serve para todo tipo de atualização no sistema. Entre os exemplos, Maia cita mudanças endereços que indicar o local em que  proprietário deseja receber o carnê de IPTU, ou em situações o titular precisa de um comprovante de vendas do imóvel ou quando de falecimento do proprietário (inventário, espólio etc.).

Quem tiver dúvidas ou precisar de mais informações, pode entrar em contato com a Divisão de Cadastro Imobiliário e Mobiliário, que fica no piso térreo do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro). Pode entrar em contato pelo telefone 3362.4000 ou pelo e-mail [email protected]. O horário de atendimento é das 10h às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software