Continua depois da publicidade
Nesta semana a Companhia promoveu duas demonstrações de serviços adotados pela Empresa para inspeção e otimização do sistema de esgotamento sanitário. Os testes utilizaram fumaça e televisionamento e aconteceram em Guarujá e Bertioga, ambos em parceria com as Prefeituras, por meio das secretarias de Meio Ambiente. Os trabalhos visam identificar ligações irregulares de esgoto domiciliar, bem como interferências entre a rede coletora da Companhia e o sistema de escoamento de águas de chuva (de responsabilidade das Administrações Públicas).
Primeiramente foi feito o teste de fumaça, que consiste em insuflar a rede de esgoto da Companhia para que se alastre pelas tubulações. O correto é que os gases escapem apenas por outras saídas também pertencentes ao sistema de esgotamento, como Poços de Visita ou tampas de ramais domésticos, localizados nas calçadas. “Notando a presença desta fumaça em bueiros, ralos de quintais ou calhas, passamos para uma segunda etapa, por meio de televisionamento”, afirma o gerente da Sabesp, Nicolas Alvarez Gonzalez.
Nesta fase, um robô com uma câmera acoplada é colocado na rede coletora e conduzido pelas tubulações, para que seja identificado o local exato da interferência ou ligação irregular. “Com este equipamento, o trabalho das equipes operacionais que realizam os reparos torna-se mais efetivo e rápido”, ressalta Gonzalez.
Continua depois da publicidade
Em Guarujá, o local escolhido para os trabalhos foi o bairro Guaiúba, cuja praia a Administração Municipal pleiteia a segunda certificação de Bandeira Azul da Cidade. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Élio Lopes, este foi um dos primeiros e mais importantes passos para a obtenção da nova Bandeira, que já existe atualmente na praia do Tombo. “A Sabesp está colaborando com este processo que trará reflexos positivos, inclusive, no turismo do Município”, comenta Lopes.
Já a secretária de Meio Ambiente de Bertioga, Marisa Roitman, que também acompanhou de perto as intervenções no bairro Centro, destacou a parceria entre Sabesp e a Administração Municipal. “É um trabalho muito interessante e importante para toda a Cidade, para soluções proativas tanto por parte da Prefeitura, quanto da Companhia, de forma simples e que proporciona à população benefícios tanto à qualidade de vida como ao meio ambiente”.
Continua depois da publicidade