Cotidiano

Sabesp prepara esquema especial para o feriado prolongado de Natal e Ano Novo

Cerca de 2 milhões de turistas são esperados na Baixada, entre os dias 26 de dezembro e 04 de janeiro. População deve economizar água

Publicado em 18/12/2014 às 18:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Sabesp trabalhou ao longo de 2014 em ações contínuas de desenvolvimento de seus sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário e, mais uma vez, está preparada para atender aos cerca de 2 milhões de turistas que procuram a Região Metropolitana da Baixada Santista durante a temporada de verão que se aproxima, além dos 1,7 milhão de habitantes.

Entre as principais melhorias se destacam o reforço de 74 km de novas tubulações de água – o suficiente para ir de Santos até São Paulo – e o aumento na oferta hídrica e modernização dos sistemas produtores Itapanhaú e São Lourenço, em Bertioga. Juntas, as duas estações ampliaram a produção em 72%, passando de 2,4 milhões de litros por dia para 8,6 milhões de litros diários; também passaram a contar com tecnologia inédita no litoral que consiste na utilização de ultrafiltração por membranas para purificar a água.
       
A Companhia vem mantendo o fornecimento pleno nas nove cidades, mas alerta que a forte estiagem que atinge o Sudeste do País reduziu os índices pluviométricos de toda a região. Por esse motivo, a Companhia pede aos moradores e turistas que usem a água tratada de maneira consciente, evitando o desperdício.

A Sabesp destinou à região mais de R$ 43 milhões durante 2014 e cerca de R$ 520 milhões, desde 2011.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre as principais melhorias se destacam o reforço de 74 km de novas tubulações de água (Foto: Matheus Tagé/DL)

Reforço operacional

Além dos investimentos em obras, a Sabesp reforçou para esse feriado o atendimento à população por meio de ações que incluem aumento da produção de água potável e colocação de 700 técnicos à disposição dos moradores e turistas durante 24 horas por dia, todos os dias, além de atendentes móveis (motociclistas), que tornam mais rápido o atendimento a emergências e vistorias. Ainda estarão disponíveis 48 caminhões pipa, 34 veículos equipados para desobstruções, 26 retros e mini retro-escavadeiras e outros 15 caminhões para manutenções diversas.

Vale reforçar a importância do dimensionamento das caixas d’água residenciais – conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e legislações municipais. A capacidade destes dispositivos deve estar adequada ao consumo dos moradores por no mínimo 24 horas, independentemente do fornecimento público.

A Companhia ainda estará à disposição 24 horas pela Central Telefônica – 0800 055 0195 – que funciona aos finais de semana e feriados. A ligação é gratuita.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software