Continua depois da publicidade
A organização do Rodeio Fest Show, programado para ocorrer entre os dias 23 e 26 deste mês, no Centro de Convenções de São Vicente, irá apelar na Justiça para a realização do evento. A atração foi cancelada, em caráter definitivo pela Prefeitura de São Vicente.
Wagner Santos, um dos responsáveis pelo rodeio, explicou a situação. “Estamos entrando no jurídico para resolver isso aí. Nossa advogada está trabalhando no caso”, disse o organizador, que não pode dar mais detalhes.
Na tarde da última quintafeira, o prefeito Luis Cláudio Bili foi acionado pela Promotoria de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, que ordenou o cancelamento do evento. A decisão foi prontamente acatada pelo governante.
O vereador Paulinho Alfaiate, que é membro da Frente Parlamentar Regional para Proteção e Bem-Estar Animal, entrou com um requerimento junto à Promotoria pedindo a instauração de um inquérito para investigar a possível tentativa de autorização para a realização de rodeios em São Vicente.
Continua depois da publicidade
Ativistas em prol dos direitos dos animais argumentam que o rodeio fere a lei municipal 1993/08, que proíbe a instalação de circos, parques de diversões e similares que mantenham quaisquer espécies de animais expostos, soltos, reclusos em jaulas.
Segundo Wagner, é comum para os organizadores enfrentar problemas deste tipo para a realização de um rodeio. O discurso dos organizadores segue sendo otimista. Para eles, o evento será realizado. Além de apresentações de montaria e comidas típicas, a programação conta com apresentações de artistas conhecidos como a banda de forró Calcinha Preta, o cantor Belo e a dupla sertaneja Rio Negro & Solimões. Caso seja cancelado, a organização estima um prejuízo de, no mínimo, R$ 500 mil.
Continua depois da publicidade
Manifestação mantida
Mesmo após o anúncio do cancelamento, ativistas dos coletivos “Onda Vegana” e “Odeio Rodeio” irão realizar manifestação contra o evento. Na página oficial do protesto em uma rede social, manifestantes dizem que aguardam uma declaração oficial. Eles pretendem se reunir em frente à sede da Administração Municipal, neste sábado, a partir das 9 horas. São estimadas mais de 200 pessoas.
Continua depois da publicidade