O programa foi lançado oficialmente no dia 17 de março, em comemoração ao Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas / Henrique Teixeira/Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Nos próximos quatro anos, o Programa Santos Sustentável pretende plantar 10 mil novas árvores na cidade. O objetivo do projeto é combater os efeitos das mudanças climáticas através da arborização urbana.
Nos primeiros três meses de 2025, a iniciativa já plantou 2 mil mudas.
Continua depois da publicidade
O programa foi lançado oficialmente no dia 17 de março, em comemoração ao Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas.
Esse projeto é pioneiro na região e, após seu término, Santos deve contar com cerca de 45 mil árvores na área insular
Continua depois da publicidade
Outro projeto na cidade foi o projeto-piloto ‘AbE subiu o Morro’, que plantou cerca de 300 mudas de árvores em áreas de vulnerabilidade no Monte Serrat,
Além do plantio de mudas, a proposta inclui a criação de corredores verdes para promover a biodiversidade terrestre e a avifauna e aumentar a área permeável da cidade, facilitando a absorção das chuvas.
A cidade de Santos segue como modelo no enfrentamento das emergências climáticas com várias ações consolidadas, sendo a primeira do País a criar um plano municipal sobre mudança climática, o Plano de Adaptação Climática (Pacs), que consiste em um planejamento bastante detalhado, com medidas de curto, médio e longo prazos para Santos.
Continua depois da publicidade
O programa também contempla o plantio de 500 árvores em calçadas e praças de diversos bairros.
Outros locais também estão sendo estudados para implementação de corredores verdes com o objetivo de criar 'pulmões urbanos' e aumentar a conexão com novas áreas verdes.
A prefeitura ressalta que o programa também visa a preservação da vegetação que protege a faixa de areia.
O piso asfáltico será substituído por materiais permeáveis, instalação de jardins de chuva, implantação de pomares e mata urbana.
Além disso, serão intensificadas as ações de educação ambiental, incentivando a mobilidade sustentável, o planejamento de vias e edifícios verdes e investimento no replantio de áreas degradadas.
Continua depois da publicidade