Escadaria dá acesso ao Museu de Arte Sacra (antigo Mosteiro São Bento) / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Obras de drenagem, contenção, estabilização e acessibilidade. São estas as melhorias previstas para a escadaria Joana D´Arc (entre as ruas Santa Cecília e Getúlio Vargas), no Morro São Bento, em Santos. Os serviços de revitalização da estrutura que dá acesso ao Museu de Arte Sacra (antigo Mosteiro São Bento) e ao morro devem começar no segundo semestre.
Para isso, foi aberta licitação que definirá a empresa que realizará a obra. O edital foi lançado no último dia 27 e está disponível no Santos Portal. Os serviços previstos no projeto têm valor estimado em R$ 1.788.778,23, incluindo materiais, equipamentos e mão de obra.
Continua depois da publicidade
Os recursos para a obra são oriundos do Governo do Estado, por meio de convênio com o Dadetur, no valor de R$ 1,3 milhão, e o restante será contrapartida do Município. A revitalização da escadaria deverá ser executada no prazo de dez meses, contados após cinco dias da emissão da ordem de serviço.
FACILIDADE DE ACESSO
Continua depois da publicidade
As melhorias que serão implantadas na escadaria vão garantir aos usuários, mais de 8 mil moradores do Morro São Bento, e também aos turistas, maior facilidade de acesso ao Museu de Arte Sacra e ao Centro Cultural e Esportivo do Morro São Bento. Além disso, a obra valoriza e destaca a relevância histórica desta escadaria, que conta um pouco a história da cidade de Santos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A obra compreende a implantação de 115 metros de tubulação em concreto armado (com ferro) e 353m² de piso em concreto sobre os calçamentos em paralelepípedo; instalação de 70 metros de corrimão duplo e de 528 peças em ladrilho hidráulico podotátil, o que dá autonomia às pessoas com deficiência visual.
Continua depois da publicidade
O projeto prevê ainda a construção de uma escada hidráulica em concreto com 64 metros para solucionar problemas de drenagem de águas pluviais ao longo da escadaria. O mecanismo terá 102 metros de canaleta em concreto e servirá para diminuir a velocidade da descida da água de chuva durante o escoamento, evitando erosões.
MUSEU DE ARTE SACRA
Dotado da imagem mais antiga do Brasil com autor conhecido, a de Nossa Senhora da Conceição, de Antônio Gonçalves (reconhecida pelo Iphan), o Museu de Arte Sacra de Santos (Mass) foi inaugurado em 1981. Está localizado no prédio do antigo Mosteiro de São Bento, edifício histórico que começou a ser construído em 1644 e desde 1725 tem a forma atual. O Mass dispõe de aproximadamente 600 peças, das quais mais de 400 estão expostas.
Continua depois da publicidade