Cotidiano
Mais de 100 pessoas participaram desta primeira reunião realizada com os moradores dos bairros Centro, Guaiúba, Astúrias, Tombo e Jardim Helena Maria
Continua depois da publicidade
A participação da população na elaboração da peça orçamentária do Município é a principal característica de um orçamento participativo. Por meio das reuniões, a população tem a possibilidade de elencar os investimentos e ações que consideram prioritárias para seu bairro ou região. E assim, a Administração Pública pode avaliar de que maneira contemplar essas reivindicações com o orçamento do próximo ano. Foi com este objetivo que a Prefeitura de Guarujá iniciou na noite desta segunda-feira (18) a primeira reunião do Orçamento participativo 2015.
O encontro, que reuniu cerca de 100 pessoas, aconteceu no Grêmio dos Funcionários Públicos da Prefeitura, para moradores dos bairros Centro, Guaiúba, Astúrias, Tombo e Jardim Las Palmas, além de secretários e diretores municipais que esclareceram as principais dúvidas dos moradores.
Continua depois da publicidade
A abertura da primeira reunião do Orçamento Participativo 2015 trouxe uma novidade: uma apresentação cultural do violonista Luizinho de Oliveira, ex-integrante do projeto Violodum, que tem parceria com a Prefeitura. Os moradores presentes aprovaram a iniciativa. “É bem legal assim vamos nos distraindo enquanto não começa e as pessoas vão chegando”, disse o aposentado Josué Fernandes, morador das Astúrias.
Continua depois da publicidade
A secretária interina de Coordenação Governamental, Eliane Ribeiro, ressaltou a importância da participação da população. “Que daqui saiam bons frutos para o crescimento de nossa Cidade", disse lembrando da importância dessa aproximação do Poder Público com a população. Em seguida, foram apresentados vídeos com as realizações da Prefeitura naquela Região.
Morador do Guaiúba desde 1996, João Paulo Fernandes estava presente pela primeira vez em um Orçamento Participativo. “Vou pedir mais asfalto para o Guaiúba. Para nós que moramos no bairro vai ser bom”. A solicitação é a mesma da moradora do Jardim Las Palmas, Iraci Cezário dos Santos. “O asfalto evita a poeira dentro de casa”, disse.
Os Orçamentos Participativos tiveram início no Município em 2009, e foi por conta das propostas apresentadas nesse encontros, que a população conquistou a Usafa Janduí Souza Moreira, no Jardim Las Palmas, bairro que também recebeu investimentos de infraestrutura com implantação de guias e sarjetas, além de drenagem e pavimentação em diversas ruas.
Continua depois da publicidade
A recuperação da Avenida Marechal Rondon, nas Astúrias, foi outro pedido da população daquela região, atendido pela Prefeitura. Na região central da Cidade está sendo realizada a poda de árvores e a recuperação da iluminação em Pitangueiras. Já está em andamento o processo de regularização da região do Jardim Las Palmas, que engloba seis loteamentos irregulares. A medida facilitará novos investimentos por parte da Prefeitura no bairro.
No total, foram apresentadas nesta primeira reunião do Orçamento Participativo 2015, 76 propostas de investimento nos bairros, para a elaboração do próximo orçamento. As principais reivindicações foram: drenagem, pavimentação, iluminação, sinalização e unidades de ensino.
A próxima reunião será realizada nesta quarta-feira (20), no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAEC) Vereador André Luiz (Morrinhos), que fica na Travessa 268, Quadra 77, Morrinhos II. Esta edição é voltada para os moradores dos bairros Morrinhos, Jardim Brasil, Vila Edna, Vila Zilda, Santa Clara, Vila da Noite, Cachoeira e Morro do Engenho.
Continua depois da publicidade