O Parque do Valongo será uma área de lazer, cultural, de atividade esportiva e contemplação / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
As obras da primeira fase do Parque Valongo estão entrando na reta final. A inauguração está prevista para o final de junho, com o primeiro evento oficial sendo a Festa de Inverno 2024.
A etapa de transformação dos antigos armazéns portuários chegaram em 80%.
Continua depois da publicidade
A estrutura da pele de vidro da fachada frontal do armazém 4 e a concretagem da laje do local foram concluídas no último fim de semana.
O espaço ainda terá um gerador de energia, condensadores de ar-condicionado, caixa d´água, entre outros equipamentos.
Continua depois da publicidade
A instalação do piso de paralelepípedo da área da roda gigante já está finalizada. O parquinho com brinquedos, a quadra de beach tennis e a plataforma flutuante também já foram instaladas.
O paisagismo da área de entrada do Parque também já foi concluído. A área jardinada possui 39 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica e arbustos.
Nesta segunda-feira foram instalados 26 dos 40 evaporadoras, além dos serviços de pintura terem atingido 60% de conclusão.
Continua depois da publicidade
Estão sendo instalados postes de iluminação, além das estruturas que vão abrigar as câmeras de monitoramento.
Os revestimentos dos banheiros estão em fase de acabamento, bem como a passagem das tubulações para instalação de hidrantes.
O Parque do Valongo será uma área de lazer, cultural, de atividade esportiva e contemplação, que ficará entre o armazém 4 e 7, entre as ruas da Constituição e Riachuelo, no Centro Histórico.
Continua depois da publicidade
A primeira etapa do projeto vai dar espaço a uma área turística e de lazer com duas quadras de beach tennis, playground, passeio em concreto, píer contemplativo e jardins. Já o armazém 7 ficará sob responsabilidade da autoridade portuária, que deve destiná-lo a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.
Continua depois da publicidade