Ressaca e fortes ventos causaram destruição em Santos / Reprodução
Continua depois da publicidade
Garagem inundadas, danos no Deck do Pescador, contêiner arrastado, quedas de árvores, interdição de trecho da avenida Bartolomeu de Gusmão, na Ponta da Praia, interrupção da travessia de balsas e embarcação atingindo o calçadão. Este foi o cenário causado pela ressaca no mar e os fortes ventos que atingiram Santos neste domingo (21). Não houve feridos.
Para esta segunda-feira, segundo o Instituto Climatempo, nova ressaca está prevista.
Continua depois da publicidade
Um vídeo com bastante repercussão nas redes sociais mostrou a água do mar arrastando um carro e uma moto em um prédio na Ponta da Praia. Assista abaixo.
Ao enviar uma fotografia da embarcação que atingiu a mureta, uma moradora da Ponta da Praia demonstrou preocupação com a situação. “Em 5 anos que moro aqui nunca vi o mar desse jeito”, escreveu Bruna Borges.
Continua depois da publicidade
O barco estava ancorado perto da Ponte Edgard Perdigão se desprendeu e atingiu a mureta e o calçadão.
Morador de um prédio na Rua Afonso Celso de Paula Lima, o autônomo Aurélio Almeida da Costa Lucas diz que correu para tirar o carro da garagem quando percebeu a força da ressaca.
Houve diversos moradores que não conseguiram e tiveram seus veículos completamente inundados nas garagens privativas. “Teve carro que até bateu no teto”, relata.
Continua depois da publicidade
Vistoria
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), secretários municipais e técnicos da Administração Municipal realizaram, na noite desta domingo, uma vistoria nos pontos da região da Ponta da Praia atingidos pela chuva, ressaca do mar e ventos de até 80 km/hora. A elevação da maré chegou a 2,60 metros.
Continua depois da publicidade
Ficou definido que na manhã desta segunda-feira equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e Terracom iniciarão limpeza da região e drenagem das galerias pluviais. Equipes da Prodesan também atuarão na desobstrução da rede de drenagem. Técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) farão análise das estruturas dos prédios e equipamentos atingidos, incluindo Deck do Pescador.
Agentes da CET-Santos farão o monitoramento do trânsito no bloqueio no trecho, que compreende as duas vias da orla a partir do Canal 6. Equipes da Defesa Civil permanecerão de prontidão para atendimento das ocorrências.
Devido ao alagamento das vias e persistência dos ventos, somente a partir desta segunda é que todos os prejuízos poderão ser estimados. A orientação é que os motoristas e pedestres evitem trafegar pela região.
Continua depois da publicidade