Cotidiano

Repartições públicas de Guarujá têm expediente alterado no feriado da Revolução de 32

Unidades de Pronto Atendimento e serviços de Assistência Social e Operações Urbanas funcionarão em regime de plantão

Publicado em 05/07/2013 às 12:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em razão do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado nesta terça-feira (9), e do ponto facultativo do dia 8, o expediente em algumas repartições da Prefeitura de Guarujá sofrerá alterações. Serviços essenciais de Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, e Operações Urbanas funcionarão em regime de plantão.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Os Paços Municipais Raphael Vitiello e Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, respectivamente, nos números 640 e 800 – Santo Antônio) não funcionarão nos dias 8 e 9, voltando as suas atividades, normalmente, na quarta-feira (10).

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Informações turísticas – Os postos de informações turísticas funcionarão normalmente na segunda e terça-feira. O posto da Praia das Pitangueiras (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 723 – Pitangueiras), da Estação Rodoviária (Avenida Santos Dumont, s/n – Santo Antônio) e do Núcleo de Educação Ambiental na Praia do Tombo – Bandeira Azul (Avenida Prestes Maia, s/n – Tombo) atenderão das 9 às 17 horas.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Restaurante Popular – O restaurante popular Santo Antônio (Alameda das Violetas, 330 – Santo Antônio) terá o expediente normal no dia 8. No dia 9 a unidade ficará fechada. Já o Restaurante Tibério Birolini, localizado à Rua Colômbia, s/n – Vila Baiana, encontra-se em reforma desde o último dia 13, para melhor atender o público. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3351 9896.

Continua depois da publicidade

 

Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Prefeitura, que funcionam 24 horas, estarão de plantão.

 

UPA Enseada (Paulo Flávio Affonso Piasenti)

Local: Avenida Dom Pedro I, s/n (esquina com a Avenida Atlântica)

Telefone: 3351-3361

 

UPA Boa Esperança (Jorge de Jesus Almeida)

Local: Rua Álvaro Leão de Carmelo, s/n (esquina com a Avenida Mário Daige)

Telefone: 3355-3263

 

UPA Guarujá (Rodoviária)

Local: Avenida Santos Dumont, s/n – Santo Antônio

Telefone: 3355-9151

 

UPA Pediátrica

Local: Avenida Santos Dumont, s/n – Santo Antônio

Telefone: 3355-9151

 

UPA Pae Cará

Local: Avenida São João, 111 – Pae Cará

Telefone: 3341-1997

 

UPA Perequê

Local: Estrada Guarujá-Bertioga, Quilômetros 7 e 8

Telefone: 3353-1648

 

UPA Santa Cruz

Local: Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/n – Santa Cruz dos Navegantes

Telefone: 3354-2802

 

Centros de Apoio Operacional

A Fábrica de Blocos funcionará em regime de plantão nos dias 8 e 9, na Rua José Lourenço, s/n – esquina com a Rua Afonso Nunes – Jardim Conceiçãozinha ou pelo telefone 3383-2818. Os outros centros também funcionarão em plantão durante os dois dias.

 

Feiras livres – Irão funcionar normalmente.

 

Coleta de lixo e limpeza urbana – O serviço funcionará normalmente.

 

Serviço Social

Albergue Municipal José Calherani

O atendimento é realizado na Rua Manoel Otero Rodrigues, 389 – Jardim Boa Esperança e funcionará normalmente. Telefone: 3387-6016.

Polícia

A Delegacia Sede (Avenida Puglisi, 656 – Pitangueiras) não sofrerá alteração em seu horário de funcionamento. Telefone: 3386-6992.

 

Revolução de 32 – A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento ocorrido no Brasil visando à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional.

 

Após a Revolução de 1930, o golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder, aumentou muito a insatisfação no estado de São Paulo. Vargas concentrou poder e nomeou interventores nos estados. Os paulistas exigiam a elaboração de uma nova Constituição e a convocação de eleições presidenciais. Com Vargas não atendeu as reivindicações dos paulistas, em maio de 1932 começaram uma série de manifestações de rua contrárias ao governo.

 

Em 9 de julho de 1932, teve início a Revolução Constitucionalista, que foi uma verdadeira guerra civil. Os paulistas fizeram uma grande campanha, usando jornais e rádios, conseguindo mobilizar grande parte da população. Os combates ocorreram, principalmente, no estado de São Paulo, região sul do Mato Grosso e região sul de Minas Gerais.

 

Embora derrotados, os paulistas conseguiram alcançar alguns objetivos. Entre eles, a Constituição que acabou sendo promulgada em julho de 1934, trazendo alguns avanços democráticos e sociais para o país.

 

Guarujaenses na Revolução de 32 – Thiago Ferreira, que dá nome à principal avenida do comércio em Vicente de Carvalho, foi herói da Revolução Constitucionalista. O jovem morreu lutando pela causa paulista em 18 de agosto de 1932. Thiago Ferreira nasceu no antigo Itapema, em 1909. Juntamente com seu amigo e conterrâneo Alexandre Migues Rodrigues, que também nomeia uma via no Município, no Tombo, se alistaram nas Forças Armadas e participaram da Guerra Paulista. Thiago Ferreira morreu em combate e Alexandre Migues Rodrigues sobreviveu à Revolução.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software